A 4ª edição do Festival READ ON ALMADA, que tem como objetivo promover e divulgar o gosto pela leitura entre os jovens dos 12 aos 19 anos, decorreu ao longo de quatro dias em formato online e contou com mais de 10 mil visualizações.
O Festival contabilizou ainda mais de 2000 inscrições e registou mais de 3000 presenças via ZOOM e 1000 através de link partilhado. Para além disso, a transmissão pôde ser acompanhada através das redes sociais Youtube, Instagram e Facebook, atingindo assim um total de 10 000 visualizações.
Destacou-se ainda pela atribuição de prémios no âmbito dos vários concursos do Projeto READ ON, nomeadamente escrita criativa (em língua portuguesa e língua inglesa), banda desenhada (My life in strips), ilustração (“Flic Network”) e broadcast (“Contadores de histórias”).
Os jovens premiados vão ver os seus trabalhos publicados e apresentados em festivais literários dos parceiros do “READ ON” e outros suportes considerados pertinentes pelos promotores dos concursos.
Graça Carvalha, diretora do Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté, da Charneca de Caparica, e que integra a equipa coordenadora do projeto internacional de leitura READ ON (Reading for Enjoyment, Achievement and Development of Young People) revela que “o projeto procura envolver diferentes grupos e entidades para cada iniciativa: escolas, festivais literários, bibliotecas, grupos de leitura, associações, centros juvenis e outros institutos que atuam no setor da educação. O Festival READ ON não é apenas dirigido aos jovens, mas também pretende fornecer ferramentas, exemplos e boas práticas para professores, educadores e pessoas da área da cultura para promover políticas pró-leitura entre os adolescentes e, consequentemente, em toda a sociedade”.
Apesar do principal impulsionador, Projeto READ ON, terminar este ano, Graça Carvalha considera que “não há qualquer dúvida de que o impacto deste festival foi tão positivo, que decerto para o ano teremos nova edição. O grande desafio coloca-se agora no financiamento das próximas edições.”
O projeto READ ON inspirou os mais novos a ler, escrever, ilustrar, criar bandas desenhadas, entrevistar autores, criar as suas próprias histórias com base nos seus livros preferidos, e a participar em eventos e festivais de literatura, tanto nos seus países como no resto da Europa.