Segundo um estudo feito pela agência Lusa, apenas duas escolas, uma pública e outra privada, obtiveram média negativa nos exames nacionais do secundário no passado ano de 2020. A análise revela ainda que os alunos dos colégios continuam a ter os melhores resultados.
Os dois estabelecimentos de ensino com um resultado abaixo da média são a Escola Secundária José Cardoso Pires, em Lisboa, e o Externato Académico, no Porto, tendo em conta as 512 escolas com pelo menos cem provas realizadas.
Sendo que a escola localizada em Lisboa, teve uma média de 9,2 valores, já no Porto, a média do Externato Académico foi mais elevada, atingindo os 9,93. Todos os outros 510 estabelecimentos de ensino tiveram média positiva e mais elevada que nos anos anteriores.
Nos anos anteriores, nomeadamente em 2019, uma em cada cinco escolas não conseguia atingir média positiva nos exames nacionais, o que quer dizer que das 512 escolas, houve 104 a “chumbarem” nos exames nacionais.
Esta melhoria das notas em 2020, deve-se sobretudo às regras adotadas em virtude da pandemia de covid-19, em que os testes tinham perguntas obrigatórias e opcionais, permitindo aos alunos escolhe pelas questões em que se sentiam mais seguros, sendo contabilizadas apenas as melhores respostas.
Por outro lado, à semelhança deste ano, as provas foram apenas exigidas a quem quisesse ingressar no ensino superior, não alternando em nada a média interna.
Em termos práticos, a subida foi de cerca de dois valores (numa escala de zero a 20) das notas médias dos estabelecimentos públicos e privados, tendo em conta os mais de 217 mil exames realizados em 2020.
Sendo que a média nacional dos alunos dos colégios fixou-se nos 14,39 valores (no ano anterior foi de 12,69) e das escolas públicas foi de 12,89 valores (10,95 no ano anterior).