A seleção portuguesa de andebol derrotou, este domingo, a França por 29-28 em Montpellier, garantido um lugar nos Jogos Olímpicos de Tóquio, com um golo de Rui Silva nos últimos segundos do encontro.
Este é mais um vitória para esta equipa, depois de terem conseguido o 10.º lugar no Mundial do Egito, a melhor classificação de sempre no regresso a esta competição 18 anos depois.
De recordar que no dia 26 de fevereiro, a equipa viveu um momento dramático, com a morte repentina de Alfredo Quintana, o guarda-redes titular, na sequência de uma paragem cardiorrespiratória
Num momento emotivo, os companheiros de equipa dedicaram-lhe esta vitória, com um lema que esteve sempre presente nesta fase de qualificação: ‘Por Portugal e por ti’!
Portugal integrará uma das duas séries de seis equipas, cuja fase de grupos decorrerá, com dias intercalados, entre 24 de julho e 1 de agosto.
Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa felicitaram este domingo a seleção de andebol portuguesa, através de uma nota publicada no site da Presidência e através de uma publicação, na rede social Twitter.
O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, também agradeceu à seleção masculina de andebol por este apuramento: “Com Quintana no coração, só posso dizer obrigado”.
Podes ver o vídeo da vitória aqui:
An unbelievable finish 🤯 Just when it looked like the dream was over, 🇵🇹 Portugal scored two goals in the last minute against France to qualify for the Olympic Games for the first time in history 🔥#Tokyo2020 @AndebolPortugal pic.twitter.com/Q5tA6LcoAk
— International Handball Federation (@ihfhandball) March 14, 2021