Estão abertas as 51 mil vagas disponíveis no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, mais tarde do que o habitual devido à pandemia de COVID-19 que obrigou o adiamento das datas de exames e alterar os calendários.
Até dia 23 de agosto estão abertas as candidaturas para a primeira fase do Concurso de Acesso ao Ensino Superior e os resultados serão conhecidos a 28 de setembro. As instituições de Ensino Superior disponibilizaram mais vagas, sendo o número mais elevado dos últimos sete anos.
As Universidades de Lisboa e Porto lideram o aumento de vagas disponíveis e apenas três instituições reduziram o número de vagas, a Universidade dos Açores, o Instituto Politécnico de Lisboa e o Instituto Politécnico de Viseu. As instituições de Ensino Superior do Porto poderão ter mais alunos nas áreas das Engenharia e Lisboa nas Competências digitais, segundo os dados da DGS.
A candidatura é feita online através do site da Direção-Geral do Ensino Superior, onde também é possível pedir a senha necessária para realizar a candidatura ao Ensino Superior. Neste site é possível ter acesso a toda a informação sobre os cursos, vagas e condições de acesso, de forma a ajudar os estudantes.