O Programa de Formação e Sensibilização em Proteção, Saúde e Bem-estar Animal da Associação São Francisco de Assis – Cascais (SFA Cascais), é uma entidade participada pelo município e tem como objetivo proteger os animais de companhia, abandonados ou perdidos. O projeto conseguiu abranger cerca de 1.500 alunos de 15 escolas públicas e privadas de Cascais, Oeiras, Lisboa, Sintra e Setúbal, só no ano letivo de 2019/2020.
As ações têm acontecido desde 2016 e estão a ser incluídas no Programa de Educação e Sensibilização Ambiental (PESA), da Empresa Municipal Cascais Ambiente, fortalencendo o trabalho direto nas escolas, realizado pelo Gabinete de Formação, Sensibilização e Educação em Saúde, Proteção e Bem-estar Animal da SFA Cascais Cascais, que nos últimos três anos conseguiu chegar a cerca de 4.000 crianças e jovens do concelho de Cascais.
O programa conta com o trabalho dos professores e das escolas, através das disciplinas de Área de Projeto e de Cidadania, de forma a envolver os alunos e incluir o tema da Proteção e Bem-estar Animal nos seus Projetos Educativos. a inserção do tema é feito através de jogos, trabalhos de grupo e dinâmicas próprias, a SFA Cascais procura sensibilizar a camada mais jovem da população, intervindo diretamente na comunidade escolar.
“Estamos conscientes que a educação não se faz apenas por decreto-lei, mas sim junto das escolas. É importante sensibilizar as crianças e os jovens de hoje, os homens e mulheres de amanhã, desde cedo para a proteção e o bem-estar animal. Só assim conseguiremos contribuir para uma sociedade mais consciente e mais responsável também nestas matérias.”, afirma João Salgado, Vice-Presidente Executivo da Associação.