A Diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, esclareceu que não estão permitidos os arraiais, mas o uso de estabelecimentos comerciais dentro das regras existentes é possível.
Graça Freitas admite que tudo pode ser feito desde que haja regras, em declarações à Lusa afirma “Não contrario em nada, nem no que está na Legislação nem no que está nas regras e, muito menos, no que está no despacho da Câmara Municipal de Lisboa que é aplicável nestas circunstâncias. Tem de ser observado como a regra vigente neste momento para o concelho de Lisboa. Antes pelo contrário, é um despacho que respeito inteiramente porque cumpre as regras de segurança e pretende que tudo o que se passe dentro do mais estrito cumprimentos das regras de segurança”.
Durante a conferência de imprensa a Diretora-geral da Saúde foi questionada sobre se os arraiais estão ou não proibidos, na qual afirma “Um café pode ter uma esplanada, uma esplanada pode ter um grelhador, o grelhador pode ter sardinhas, isso não impede as pessoas todas que observem as regras, que será um arraial diferente do arraial do ano passado”
Na passada quarta-feira, a ministra da presidência afirmou que estavam proibidos arraiais e festas populares e Graça Freitas afirma que “o que está permitido é a utilização de estabelecimentos dentro dos horários prescritos e os estabelecimentos que estão autorizados e nas condições em que estão autorizados”.