[media-credit name=”Drª Ana Mestre, Diretora da Escola de Comércio do Porto” nofollow=”true” align=”alignleft” width=”323″][/media-credit]
Desde que as atividades letivas presenciais cessaram, a Escola de Comércio do Porto tem estabelecido prioridades e estratégias, mantendo, porém, a serenidade que, em momentos de crise, se impõe.
Assim, a principal prioridade foi dar continuidade às aulas, agora virtuais, fornecendo aos professores orientações claras e objetivas quanto ao seu trabalho. Depois, estabelecer, como estratégia operacional, a comunicação fluída entre todos os intervenientes: direção, equipa pedagógica, coordenação de cursos, orientação educativa, alunos e famílias.
Tendo em mente estes propósitos, a operacionalização foi efetuada da seguinte maneira:
- Trabalhamos na plataforma de gestão da aprendizagem MOODLE (acrónimo para Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment);
- Estabelecemos a comunicação com toda a comunidade educativa através dos endereços de correio eletrónico e dos canais digitais (WhatsApp, Messenger, Skype, Hangout, …);
- Facultamos conteúdos em PowerPoint, com inclusão de áudio, ou em PowerPoint Mix, que permite a introdução simultânea de áudio e de vídeo;
- Asseguramos sessões online, síncronas e em tempo real, para que os alunos possam interagir com o professor e os colegas, partilhando aprendizagens e dúvidas. Para estas sessões, temos privilegiado o serviço de videoconferência Zoom (https://zoom.us) pela simplificação do processo e pela simplicidade da ferramenta. O professor envia o convite à turma, os alunos acedem, clicando no link, podendo entrar numa aula virtual, com a duração de 40 minutos, havendo a possibilidade de ser continuada noutra sessão. Durante a aula, o professor pode compartilhar a visualização dos documentos que pretender e trocar ficheiros.
- Implementamos momentos de avaliação, utilizando aplicações como o Socrative (preparação de testes, quizzes, … ), em que as questões são resolvidas pelos alunos ao seu próprio ritmo e com o feedback imediato do professor.
- Utilizamos outras ferramentas que promovem o trabalho colaborativo (Padlet ou Trello), ou que possibilitam a criação de questionários online (Kahoot, Google Forms, Mentimeter) e de mapas mentais (Popplet).
- Os serviços do Gabinete de Psicologia e de Orientação Vocacional continuam a apoiar os alunos em duas vertentes, em que os psicólogos: acompanham os alunos (telemóvel e videochamada) com patologias associadas a ansiedade, pânico e depressão ou com sintomatologia idêntica associada ao isolamento social agora decorrente; e apoiam os alunos finalistas na orientação vocacional para o ensino superior, auxiliando também na inscrição para os exames nacionais.
Deste modo, em termos de organização escolar, as aulas têm fluído e as aprendizagens vão-se consolidando. É com muita satisfação que verificamos a adesão dos nossos alunos às novas metodologias digitais, correspondendo, com empenho e entusiasmo, ao novo processo de ensino-aprendizagem.
Os alunos vulneráveis sem acesso à Internet ou às novas tecnologias têm sido acompanhados mais estritamente pelos seus Orientadores Educativos para a realização dos trabalhos de outra forma, de modo a que estejam todos integrados.
Este processo só faz sentido com o envolvimento de todos e o comprometimento da ECP em procurar as melhores soluções para continuar a formar os nossos alunos, conscientes dos seus deveres e direitos numa sociedade equitativa, justa e solidária.
A Escola de Comércio do Porto e a sua Oferta Formativa:
Cursos Profissionais – nível 4
• Comércio
• Vendas e Marketing
• Operações Turísticas
• Restaurante-Bar
Cursos de Educação Formação, tipo 3 – nível 2
• Empregado de Restaurante-Bar
• Operador de distribuição
Podes saber mais em Escola de Comércio do Porto
[post_gallery]
Fotos ECP