Visite-nos em

Em destaque

Transformação criativa na Escola de Comércio do Porto

Mais Educativa

Publicado há

em

Drª Ana Mestre, Diretora da Escola de Comércio do Porto

Desde que as atividades letivas presenciais cessaram, a Escola de Comércio do Porto tem estabelecido prioridades e estratégias, mantendo, porém, a serenidade que, em momentos de crise, se impõe.

Assim, a principal prioridade foi dar continuidade às aulas, agora virtuais, fornecendo aos professores orientações claras e objetivas quanto ao seu trabalho. Depois, estabelecer, como estratégia operacional, a comunicação fluída entre todos os intervenientes: direção, equipa pedagógica, coordenação de cursos, orientação educativa, alunos e famílias.

 

 

Tendo em mente estes propósitos, a operacionalização foi efetuada da seguinte maneira:

  1. Trabalhamos na plataforma de gestão da aprendizagem MOODLE (acrónimo para Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment);
  2. Estabelecemos a comunicação com toda a comunidade educativa através dos endereços de correio eletrónico e dos canais digitais (WhatsApp, Messenger, Skype, Hangout, …);
  3. Facultamos conteúdos em PowerPoint, com inclusão de áudio, ou em PowerPoint Mix, que permite a introdução simultânea de áudio e de vídeo;
  4. Asseguramos sessões online, síncronas e em tempo real, para que os alunos possam interagir com o professor e os colegas, partilhando aprendizagens e dúvidas. Para estas sessões, temos privilegiado o serviço de videoconferência Zoom (https://zoom.us) pela simplificação do processo e pela simplicidade da ferramenta. O professor envia o convite à turma, os alunos acedem, clicando no link, podendo entrar numa aula virtual, com a duração de 40 minutos, havendo a possibilidade de ser continuada noutra sessão. Durante a aula, o professor pode compartilhar a visualização dos documentos que pretender e trocar ficheiros.
  5. Implementamos momentos de avaliação, utilizando aplicações como o Socrative (preparação de testes, quizzes, … ), em que as questões são resolvidas pelos alunos ao seu próprio ritmo e com o feedback imediato do professor.
  6. Utilizamos outras ferramentas que promovem o trabalho colaborativo (Padlet ou Trello), ou que possibilitam a criação de questionários online (Kahoot, Google Forms, Mentimeter) e de mapas mentais (Popplet).
  7. Os serviços do Gabinete de Psicologia e de Orientação Vocacional continuam a apoiar os alunos em duas vertentes, em que os psicólogos: acompanham os alunos (telemóvel e videochamada) com patologias associadas a ansiedade, pânico e depressão ou com sintomatologia idêntica associada ao isolamento social agora decorrente; e apoiam os alunos finalistas na orientação vocacional para o ensino superior, auxiliando também na inscrição para os exames nacionais.

Deste modo, em termos de organização escolar, as aulas têm fluído e as aprendizagens vão-se consolidando. É com muita satisfação que verificamos a adesão dos nossos alunos às novas metodologias digitais, correspondendo, com empenho e entusiasmo, ao novo processo de ensino-aprendizagem.

Os alunos vulneráveis sem acesso à Internet ou às novas tecnologias têm sido acompanhados mais estritamente pelos seus Orientadores Educativos para a realização dos trabalhos de outra forma, de modo a que estejam todos integrados.

Este processo só faz sentido com o envolvimento de todos e o comprometimento da ECP em procurar as melhores soluções para continuar a formar os nossos alunos, conscientes dos seus deveres e direitos numa sociedade equitativa, justa e solidária.

A Escola de Comércio do Porto e a sua Oferta Formativa:

Cursos Profissionais – nível 4

• Comércio

• Vendas e Marketing

• Operações Turísticas

• Restaurante-Bar

Cursos de Educação Formação, tipo 3 – nível 2

• Empregado de Restaurante-Bar

• Operador de distribuição

Podes saber mais em Escola de Comércio do Porto

Fotos ECP

 

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

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