O Instituto Politécnico de Leiria lançou a 12.ª edição do Prémio Pedro Matos, concurso é dirigido a alunos do Ensino Básico e do Ensino Secundário.
A edição deste ano é subordina ao tema “Matemática e o Meio Ambiente” e vai desafiar estudantes e professores a refletir sobre decisões que contribuam para a preservação do meio ambiente, considerando que a matemática está aplicada nas áreas relacionadas com o meio ambiente.
“Este é um prémio na área da matemática, que visa fomentar a criatividade e o interesse pela matemática e suas aplicações, bem como descobrir novos jovens talentos”, pode ler-se num comunicado enviado à redação pelo Politécnico de Leiria.
O Prémio divide-se em duas categorias: Prémio Pedro Matos, destinado a estudantes do Ensino Secundário, e o Prémio Pedro Matos Júnior, destinado a alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico.
Os alunos podem candidatar-se até 8 de maio e entregar os trabalhos até dia 5 de junho.
As inscrições podem ser feitas em grupo (com o máximo de três elementos) ou individualmente e podem incluir um professor do Ensino Secundário ou Básico, que terá a função de orientador.
Serão premiados os três melhores trabalhos em cada categoria.
Os projetos recebidos vão ser exibidos no evento “Mat-Oeste: Matemática na Região Oeste”, que decorre no dia 17 de julho na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria.
Sabe mais sobre a 12.ª edição do Prémio Pedro Matos aqui.
O Prémio Pedro Matos nasce como uma homenagem a Pedro Manuel Amado Roque de Matos, professor e investigador de mérito da ESTG do Politécnico de Leiria.
[Imagem: Politécnico de Leiria]