Está de volta a iniciativa que ajuda os bombeiros e o ambiente ao mesmo tempo, proporcionado aos portugueses a possibilidade de terem uma árvore de natal verdadeira em casa.
Este é o terceiro ano consecutivo que o Pinheiro Bombeiro existe, em associação com a Rnters, uma startup que permite alugar todo o tipo de artigos.
A ideia surgiu primeiro em 2017 quando, após a devastação pelas chamas do Pinhal de Leiria, os fundadores Guilherme Guerra e Francisco Bento decidiram agir, e lembraram-se de criar utilidade para os pinheiros que precisam de ser cortados para manter os terrenos limpos, que era aluga-los durante o natal.
Nesta iniciativa os clientes conseguem além de prevenir incêndios e de sentir esta magia do natal, podem poupar dinheiro, já que uma árvore real vai custar-lhe 20€, menos do que a maioria das artificiais.
Ao comprar uma destas árvores, ainda podes ajudar os os bombeiros porque cinco euros de cada pinheiro comprado revertem a favor de material para os bombeiros voluntários. O ano passado, mais de 18 mil euros foram angariados desta forma. Sendo o donativo empregue na totalidade, na compra de luvas e máscaras de combate ao incêndio para todos os quartéis do distrito de Viana do Castelo.
Após alegrar a casa no Natal, a árvore não fica sem destino. Esta é uma iniciativa é 100% sustentável pois no final da época os pinheiros são devolvidos e transformados em biomassa.
Como podes adquirir o teu pinheiro bombeiro:
- A 16 de novembro já haverá Pinheiros Bombeiros prontos a ser recolhidos, num local em Lisboa a definir em breve;
- A partir de 18 de novembro, começa mesmo a recebê-los em casa se preferires, esta organização entrega a partir desse dia em toda a Grande Lisboa e Grande Porto;
- A compra deve ser feita através do site da iniciativa e já podes começar já a encomendar!
- Depois de comprar, é só aguardar, optando por entrega, o parceiro de distribuição irá agendar diretamente, devendo receber-se uma chamada a partir do dia 11 de novembro;
- A entrega tem um custo de 20€, que podes evitar deslocando-te a um armazém a ser anunciado em breve, ou a um de vários mercados onde o Pinheiro Bombeiro estará presente, nomeadamente: LX Factory, de 25 de novembro a 22 de dezembro, Stylista Winter Market, de 30 de novembro a 1 de dezembro, Cascais Xmas Village de 5 a 22 de dezembro e o CCB Xmas Market, no dia 15 de dezembro.
- Quando o Natal de 2019 tiver acabado, a devolução da árvore poderá ser feita, em locais a anunciar, nos fins de semana de 4 e 5 e 11 e 12 de janeiro.
Podes consultar todas as informações no Facebook da iniciativa!
[Imagem: Pinheiro Bombeiro]