Depois da estreia em Matosinhos e de ter despertado interesse em Nova Iorque, um programa português que premeia comportamentos de mobilidade ambientalmente sustentáveis destaca-se Copenhaga (capital da Dinamarca).
AYR, um programa desenvolvido pela empresa CEiiA em Matosinhos, foi finalista numa competição para encontrar soluções que melhorem a qualidade do ar e reduzam o aquecimento da cidade dinamarquesa. Apesar de não ter vencido o concurso, a Câmara de Copenhaga manifestou interesse em implementar este programa, segundo o jornal Público.
Este é um sistema que recompensa quem utiliza meios de transporte amigos do ambiente, por exemplo: deslocações de bicicleta ou trotinete. Funciona com uma aplicação no telemóvel e vai contando a quantidade de dióxido de carbono que não é emitida e depois converte-a em créditos, que o utilizador pode usar para pagar viagens ou comprar produtos.
Como já dissemos noutro artigo, a cidade dinamarquesa tem a ambição de se tornar a primeira capital do mundo neutra em emissões de carbono até 2025 e, por essa razão tem em curso várias iniciativas para melhorar a produção e consumo de energia e promover uma mobilidade independente de veículos movidos a combustíveis fósseis.
Agora com apoio da ONU, a empresa vai em levar o AYR a Nova Iorque e São Paulo. Em Portugal, depois de Matosinhos, segue-se Cascais.
[Imagem: Pexels]