No final do mês de Setembro, Braga tornou-se na primeira cidade portuguesa a integrar a Green City Tool, a nova plataforma de avaliação e comparação de medidas de sustentabilidade adoptadas pelas cidades da União Europeia.
A plataforma, lançada recentemente pela Comissão Europeia, conta, de momento, com seis municípios europeus aderentes que tem de obter classificação de “Excelente” nos campos das políticas de mobilidade, resíduos e uso do solo.
Para além de Braga fazem parte desta plataforma os municípios catalães Mollet del Valles e Cornella de Llobregat, as cidades belgas Gent e Mechelen e de Vaexjoe, na Suécia.
Esta é uma ferramenta que faz uma auto-avaliação e repositório de medidas adoptadas pelas cidades integrantes para a promoção de sustentabilidade urbana. É assim uma “fonte de informação e de consulta” para fazer dos municípios lugares mais sustentáveis ao nível do planeamento urbano. Através da partilha de boas práticas e conhecimentos, a plataforma espera auxiliar cidades que desejem a apostar na sustentabilidade.
Para fazer parte da plataforma as cidades tem de fazer o levantamento da qualidade do ar, à poluição sonora, mobilidade, energia, uso dos solos, resíduos, mitigação das alterações climáticas e governança. Depois, as cidades inscritas na plataforma actualizam e comparam dados entre si e relativamente a cidades candidatas a distinções como a Capital Verde Europeia ou aos prémios Green Leaf.
Em comunicado de imprensa, a câmara municipal de Braga anunciou ter procedido a um “levantamento das políticas desenvolvidas nos últimos anos”, permitindo, assim, o registo das mesmas na plataforma.
Na demonstração de resultados da plataforma, a cidade de Braga obteve classificação de “Excelente” nos campos da mobilidade, resíduos e uso do solo e a classificação de “Bom” em matérias como a adaptação às alterações climáticas, mitigação das alterações climáticas, ruído, qualidade do ar, governança e água.
As cidades e municípios da UE que assim entendam podem registar-se na plataforma.
[Imagem:europeanbestdestinations]