O secretário de Estado da Educação, João Costa, não quis deixar passar a oportunidade de te dar as boas-vindas em mais um ano letivo.
Feliz Ano Novo
A quem estuda ou trabalha em ambiente escolar, parece sempre que o ano não começa em janeiro, mas sim em setembro. É por isso que, nesta altura de arranque do ano letivo, tenho o hábito – de há muitos anos – de desejar um Feliz Ano Novo.
Em 2019, o ano letivo arranca com o entusiasmo de sempre, mas sobretudo com a constatação de que o sistema educativo português dá passos robustos no caminho da relevância e da qualidade.
São inúmeros os relatos de escolas portuguesas que têm vindo a ser feitos que evidenciam a qualidade dos seus projetos educativos.
A escola que hoje temos mobiliza-se para chegar a todos, para não deixar ninguém para trás.
Hoje, temos legislação e práticas que centram a escola na qualidade das aprendizagens e na inclusão de todos os alunos. O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, documento de referência para a organização curricular, enuncia as áreas de competência a desenvolver ao longo dos 12 anos de escolaridade. Entre elas, encontram-se dimensões como a resolução de problemas, o pensamento crítico e criativo, o saber científico e tecnológico, a sensibilidade estética e artística. Estas correspondem a aspetos essenciais no desenvolvimento humano.
Crescer em liberdade é, hoje, estar apto a raciocinar, a interpretar, a avaliar. Num momento em que vivemos numa avalanche de informação, que não significa necessariamente mais conhecimento, a escola e os professores são o garante da qualidade e fiabilidade do conhecimento. Só alicerçados em conhecimentos robustos, podemos movimentar-nos enquanto cidadãos plenos. Isso não se faz a partir de cliques ou soundbytes, mas sim através do saber aprofundado e tornado ação.
A escola que hoje temos mobiliza-se para chegar a todos, para não deixar ninguém para trás. E é por isso uma escola que discute práticas mais inclusivas e motivadoras e estratégias que trabalham todas as comunidades.
Temos motivos para nos orgulharmos do nosso sistema educativo, pelo caminho percorrido e por não termos medo do futuro.
A todos os alunos, em particular, desejo um grande 2019/2020, pedindo o esforço da cooperação com os vossos colegas e professores, porque só com respeito por todos a educação se edifica.
Texto da autoria de João Costa – secretário de Estado da Educação
[Imagem: Cedida pelo secretário de Estado da Educação]