Em parceria com a UNICEF Portugal o Ministério da Educação decide denominar, no presente ano letivo, Taça Desporto Escolar UNICEF, a competição que anteriormente se intitulava Taça Desporto Escolar.
A alteração acontece a propósito da celebração dos 30 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança.
Esta cooperação visa contribuir para a humanização e a sociabilização, bem como para promoção de práticas desportivas inclusivas e respeitadoras dos direitos da criança nas escolas portuguesas. O objetivo principal desta parceria será sensibilizar as instituições de ensino para os Direitos da Criança e promover e divulgar a Taça Desporto Escolar UNICEF.
Tiago Brandão Rodrigues, ministro da Educação, afirma, numa nota partilhada no site Desporto Escolar, que “é muito relevante que a Taça do Desporto Escolar tenha agora associada a UNICEF, que tem também como missão fomentar o desporto como um direito. Esta associação com a UNICEF possibilita que as crianças e jovens possam conhecer melhor as instituições internacionais e que tenham melhor consciência dos seus direitos.”.
Neste ano letivo, a Final da Taça Desporto Escolar UNICEF realiza-se em Melgaço no distrito de Viana do Castelo
Esta competição destina-se aos alunos do 7.º ano de escolaridade e abrange todas as escolas a nível nacional.
Os jovens atletas tem o desafio de competir em quatro modalidades distintas: andebol 5×5, basquetebol 3×3, atletismo (salto, lançamento e estafeta) e ténis de mesa.
O ano passado, a 4.ª edição da Taça Desporto Escolar decorreu no Jamor e juntou cerca de 800 alunos de diferentes escolas do país.
[Imagem:Pexels]