Visite-nos em

Notícias

O envelhecimento de professores é um problema segundo relatório da Comissão Europeia

Beatriz Cavaca

Publicado há

em

O envelhecimento dos docentes em Portugal é segundo o Monitor da Educação e da Formação de 2019, um relatório, da Comissão Europeia, um grande problema nas escolas portuguesas.

Segundo o o texto apresentado na semana passada pela comissão Europeia, “Os professores estão satisfeitos com o seu trabalho, porém, subsistem desafios tais como o envelhecimento da população docente, a elevada proporção de pessoal não permanente e as lacunas na integração e no desenvolvimento profissional contínuo”.

No relatório é assinalado que o desenvolvimento profissional de professores está claramente afetado devido à idade. O principal problema identificado nos docentes portugueses foi a necessidade de formação para ensinar alunos com necessidades especiais, seguindo-se a de formação para ensinar num contexto multicultural ou multilingue e, ainda, a de obter competências tecnológicas da informação para o ensino.

Para além disso, o relatório realça também que em 2018, a taxa de abandono escolar precoce em Portugal foi de 11,8%, acima da média da União Europeia  de 10,6%.

[Imagem:Pexels]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *