A Escola Secundária Bernardino Machado e o ISEC vão lançar Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSPs), na Figueira da Foz.
Os três cursos de Engenharia têm início no ano letivo 2020/2021 e vão permitir aos alunos obter um diploma de Técnico Superior Profissional.
Em comunicado, o ISEC explica que a falta de técnicos profissionais ligados à robótica, eletromecânica e informática levou à criação dos cursos.
Os cursos de Automação, Robótica e Manutenção Industrial, Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação e Manutenção Eletromecânica serão lecionados por profissionais ligados à indústria e professores do ISEC.
“A escola secundária Bernardino Machado está capacitada para receber os CTeSP face à vasta gama dos seus equipamentos e dos laboratórios que dispõe”, explica, em comunicado, Mário Velindro, presidente do ISEC.
A parceria vai levar professores do ISEC à Figueira da Foz para formar alunos que acabam o ensino secundário e tenham interesse numa formação superior de curta duração. Depois de terminarem os dois anos do curso – que recebem o diploma de Técnico Superior Profissional – podem ingressar no mercado de trabalho ou prosseguir os estudos, integrando de forma direta as licenciaturas do ISEC nas áreas correspondentes à formação.
Os alunos recebem, nos três primeiros semestres, as aulas das unidades curriculares de formação técnica de aplicação prática, na Figueira da Foz, mas em algumas ocasiões passarão pelos laboratórios do ISEC.
O último semestre é preenchido com um estágio curricular que assegurará a aplicação da formação adquirida às atividades profissionais que o curso prepara. O estágio irá decorrer em empresas e entidades que desenvolvem atividades ligadas à robótica, eletromecânica e tecnologias de informação.
[Imagem: Escola Secundária Bernardino Machado]