O Desporto Escolar vai organizar, em parceria com as Federações e Associações de modalidade, com o IPDJ e outras instituições ações de formação para formadores de alunos juízes/árbitros escolares. As ações acontecem entre 9 e 11 de julho, em Beja, Coimbra e Matosinhos.
Sérgio Silva (Federação Portuguesa de Basquetebol) e Frederico Umbelina (Coordenador Nacional de Basquetebol do Desporto Escolar) serão os formadores de formadores de alunos juízes/árbitros escolares..
Cada ação tem duração de cinco horas e destina-se a professores de apoio à modalidade de basquetebol das CLDEs e a professores de Educação Física, em geral.
“Este plano pretende contribuir para mais um salto qualitativo do Desporto Escolar, através da sistematização, faseamento e hierarquização da oferta de formação ao nível do ajuizamento e arbitragem, bem como da uniformização e progressão dos conteúdos e cargas horárias”, informa o Desporto Escolar em comunicado.
A Formação de Formadores de Juízes/Árbitros Escolares no Basquetebol pretende responder às necessidades intrínsecas do sistema, visando o equilíbrio do desempenho dos diferentes agentes desportivos, nomeadamente no que diz respeito ao quadro competitivo.
O conjunto de ações organizado pelo Desporto Escolar vai criar uma bolsa de formadores nacionais em todo o país, que irão desenvolver e apoiar as ações de formação para alunos juízes-árbitros escolares, nos diferentes níveis de formação.
[Imagem: Pixabay]