Se já andamos todos enrolados em cachecóis e outros agasalhos, é bom que nos preparemos psicologicamente: vai piorar!
Esta quinta-feira, várias cidades de Portugal acordaram geladas. Adorávamos ter boas notícias, mas nem por isso: a partir de sexta-feira, dia 11 de janeiro, as temperaturas vão baixar ainda mais.
“Quanto mais?”, perguntam vocês. Ora bem: ao ponto de todo o Portugal continental estar em alerta amarelo devido ao frio. Até ao início da semana, estavam apenas alguns distritos com este aviso. Agora, o alerta estende-se a todo o país.
Conseguem imaginar a sensação de viver dentro de um frigorífico? Os habitantes de Bragança conseguem. Nesta cidade, que leva o prémio de cidade mais fria de Portugal, as temperaturas vão chegar aos quatro graus negativos. Já no Porto e em Lisboa os termómetros atingem os três e os quatro graus.
Temperaturas menos frias em Portugal? Só mesmo no suspeito do costume: pelo Algarve, as máximas fixam-se nos 15 graus.
Os Açores e a Madeira, onde há previsão de chuva, são as únicas regiões do país que se escapam ao aviso amarelo. As máximas atingem os 19º no Funchal e em Ponta Delgada chegam aos 18º. Segundo o IPMA, durante a próxima semana as temperaturas mantém-se baixas, só voltando a subir depois de dia 20 de janeiro.
[Foto: Unsplash]