É na Beira Interior que mora o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), uma casa que leciona em seis áreas muito distintas: Agrária, Artes, Educação, Gestão, Saúde e Tecnologia.
Esta instituição pública apostou recentemente na expansão da variedade dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) e das Pós-Graduações com ensino à distância. Segundo Ana Lourenço, do Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem, “é extremamente importante para nós que os estudantes tenham a oportunidade de prosseguir estudos”.
E como esta aposta foi pensada em função dos alunos, serão eles a ter o protagonismo na manhã de sexta-feira, dia 16, com atividades lúdicas e apresentações de projetos no âmbito da realidade aumentada. Para além disso, o stand do IPCB está, ao longo dos vários dias de Futurália, sempre disponível para apresentar a oferta formativa e esclarecer quaisquer dúvidas que te possam surgir.
Sobre a localização do instituto, Ana Lourenço sublinha algo que poderá passar despercebido: A sua centralidade. “Nós estamos no interior do país, mas também estamos no centro europeu. Castelo Branco é uma cidade que fica tão perto de Lisboa como de Madrid, mesmo no centro da Península Ibérica”.
E é nesta visão virada para o exterior que o IPCB se afirma como “uma grande instituição do Ensino Superior, com docentes vocacionados para o mercado de trabalho, com disciplinas mais práticas, com mobilidade internacional e com mais 300 instituições parceiras”.
[Reportagem: Tiago Belim com Inês Pereira]