A Khan Academy é usada há 1 ano pelos alunos e professores de cerca de uma dezena de escolas de cinco agrupamentos da região oeste do país. O resultado são aulas de Matemática mais interativas e motivadoras para os jovens.
Esta plataforma foi disponibilizada pela Fundação PT, em associação com a Direção-Geral da Educação e a EDUCOM, enquanto parte de um projeto piloto que tinha como objetivo digitalizar o processo educativo e ajudar os professores a tornar a Matemática mais atrativa para os alunos.
Com a Khan Academy, aprender Matemática envolve estar à frente do computador e participar em jogos onde é possível amealhar pontos e ganhar avatares. Quando o jogador erra o exercício, há um vídeo que explica como fazer para acertar, e é possível tentar de novo até que o jogador tenha apreendido a informação. Tudo isto contribui para uma maior motivação dos alunos, de acordo com os responsáveis pela implementação da Khan Academy.
Ao longo deste ano, cerca de 850 alunos e 30 professores usaram a Khan Academy nas escolas, e a Fundação PT inscreveu na plataforma 1.250 vídeos, 22 mil exercícios interativos, 56 mil horas de utilização e 23 mil utilizadores registados. Lá encontram-se vídeos explicativos e muitos exercícios práticos e interativos de Matemática, bem como sugestões de resolução e relatórios de progresso para que seja possível monitorizar a performance e a evolução da aprendizagem.
A Fundação PT e a Altice Portugal já prometeram a implementação de uma nova temporada da Khan Academy nas escolas.
[Fonte: Agência Lusa e Sapo]
[Foto: Khan Academy]