Começa hoje a segunda edição do IndieJúnior – Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto, que vai ter cerca 50 filmes em competição. Alguns deles foram selecionados por alunos, do pré-escolar ao Ensino Secundário.
Até domingo, o IndieJúnior vai passar curtas e longas metragens no Teatro Municipal Rivoli, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett e no Cinema Trindade. Ao longo dos seis dias, vão ser exibidos 50 filmes para uma plateia que se espera ser de oito mil espetadores.
A secção de competição internacional está dividida em dois. As curtas metragens foram organizadas por escalões etários, do pré-escolar aos filmes para maiores de 16 anos. Já a competição de longas metragens é composta por quatro filmes: O Mistério da Colina Verde, do croata Cejen Cernic, Perdidos em Paris, uma coprodução franco-belga realizada por Dominique Abel e Fiona Gordon, O Professor Sapo, da holandesa Anna van der Heide, e Um Filme de Cinema, do brasileiro Thiago B. Mendonça.
A programação deste ano inclui ainda várias propostas da comunidade escolar, como o filme O Impacto da Música na Juventude, realizado pelo Hugo Santos quando era aluno da Escola Artística de Soares dos Reis, e a curta de animação As Cobras Também Almoçam, produzida pelos alunos do quinto ano do Colégio de São José de Bairros, em Lousada, e integrada na competição internacional Curtas/Sessão para toda a Família e Amigos.
Nuno Sena é diretor do festival, e refere que um dos papéis do IndieJúnior é “fomentar a produção de filmes nas crianças e nos jovens. Em Portugal existem muito poucos filmes feitos para este público, e espero que o festival possa contribuir para aumentar a visibilidade dessas produções e mostrar que há um público que não está servido”.
Se gostas de cinema, não deixes de passar pelo IndieJúnior!
[Foto: Organização]