Pela terceira vez, uma professora do Ensino Secundário de Pombal organiza para os seus alunos uma visita de estudo ao campo de concentração de Auschwitz, na Polónia.
Isabel Vicente é professora de Português do Agrupamento de Escolas de Pombal, e vai levar os seus alunos, pela terceira vez, à Polónia para visitar o campo de extermínio de Auschwitz. De acordo com depoimentos seus à Agência Lusa, fá-lo por achar que o Holocausto ainda é um assunto pouco abordado nas escolas portuguesas:
“Ainda estamos muito longe da aprendizagem plena porque este assunto não é aprofundado. Abordamos a II Guerra Mundial, mas a temática do Holocausto não é aprofundada. É importante para os alunos estudarem o assunto porque é uma questão que não está completamente sanada e basta olhar à nossa volta”, disse à Lusa esta professora.
Isabel Vicente acrescentou ainda que, na sua opinião, a temática do Holocausto dos judeus é transversal a todas as disciplinas, e que a aprendizagem sobre o genocídio dos judeus pelo regime da Alemanha nazi é fundamental para se perceber a humanidade.
Assim, serão 25 os alunos do 11º e 12º ano do Agrupamento de Escolas de Pombal, e 6 estudantes do Secundário de Carregal do Sal a viajar de comboio até Auschwitz, com paragens em Paris e Berlim. Esta viagem de estudo terá início no dia 23 de março e prolongar-se-á durante 12 dias, com paragens no Memorial da Shoah, em Paris, dedicado à História dos judeus durante a II Guerra Mundial, em Berlim, para visitar o Museu em Memória dos Judeus e as Portas de Brandenburgo, em Auschwitz e Birkenau, na Polónia, onde os estudantes vão cumprir a “Marcha da Paz”, e ainda no Bairro Judeu de Cracóvia.
Ao longo do ano letivo, o Agrupamento de Escolas de Pombal organiza ainda investigações sobre a temática do Holocausto, palestras, apresentação de livros, ciclos de cinema e tertúlias.
[Foto: