Connect with us

Novidades

Alunos de Pombal viajam no “Comboio da Memória”

Publicado há

em

Pela terceira vez, uma professora do Ensino Secundário de Pombal organiza para os seus alunos uma visita de estudo ao campo de concentração de Auschwitz, na Polónia.

Isabel Vicente é professora de Português do Agrupamento de Escolas de Pombal, e vai levar os seus alunos, pela terceira vez, à Polónia para visitar o campo de extermínio de Auschwitz. De acordo com depoimentos seus à Agência Lusa, fá-lo por achar que o Holocausto ainda é um assunto pouco abordado nas escolas portuguesas:

“Ainda estamos muito longe da aprendizagem plena porque este assunto não é aprofundado. Abordamos a II Guerra Mundial, mas a temática do Holocausto não é aprofundada. É importante para os alunos estudarem o assunto porque é uma questão que não está completamente sanada e basta olhar à nossa volta”, disse à Lusa esta professora.

Isabel Vicente acrescentou ainda que, na sua opinião, a temática do Holocausto dos judeus é transversal a todas as disciplinas, e que a aprendizagem sobre o genocídio dos judeus pelo regime da Alemanha nazi é fundamental para se perceber a humanidade.

Assim, serão 25 os alunos do 11º e 12º ano do Agrupamento de Escolas de Pombal, e 6 estudantes do Secundário de Carregal do Sal a viajar de comboio até Auschwitz, com paragens em Paris e Berlim. Esta viagem de estudo terá início no dia 23 de março e prolongar-se-á durante 12 dias, com paragens no Memorial da Shoah, em Paris, dedicado à História dos judeus durante a II Guerra Mundial, em Berlim, para visitar o Museu em Memória dos Judeus e as Portas de Brandenburgo, em Auschwitz e Birkenau, na Polónia, onde os estudantes vão cumprir a “Marcha da Paz”, e ainda no Bairro Judeu de Cracóvia.

Ao longo do ano letivo, o Agrupamento de Escolas de Pombal organiza ainda investigações sobre a temática do Holocausto, palestras, apresentação de livros, ciclos de cinema e tertúlias.

[Foto:

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado.

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade