Há muito para ver na programação no Teatro da Trindade, mas algo de destaque é a aposta na música em português e nos mais recentes trabalhos dos artistas nacionais.
Ontem, o Tiago Bettencourt tocou e encantou todos os presentes no seu concerto de lançamento do álbum “A Procura”. Não estava na programação do Teatro, mas foi o palco escolhido para um concerto intimista, exclusivo para convidados e para quem comprasse o álbum em pré-venda. Surpreendeu todos os presentes, quer pela boa disposição do artista e pelos temas, quer por dois duetos que não estavam programados – um com uma fã que não desistiu e outro com a cantora e amiga presente no público Márcia.
Durante quase duas horas, foram apresentadas as 11 músicas deste novo álbum, e ainda houve tempo (e muita vontade do público) para o cantor continuar a atuar com temas mais antigos. Os quatro músicos em palco acompanharam a guitarra e depois o piano de Tiago Bettencourt em melodias envolventes e histórias sobre a inspiração dos novos temas – como a viagem do artista à China e a “nega” que uma cantora lhe deu. É um álbum, como é descrito, “entre a acústica trovadoresca, a Pop abraçada pelas eletrónicas discretas com teclados vintage mas sempre com a sedução atual”.
Ainda esta semana, a música portuguesa volta ao Teatro. Começa já no dia 8 a iniciativa “Domingos com Música”, que vai levar concertos e recitais de grupos regionais ao Salão Nobre e à Sala Eça de Queiroz. Esta semana, chega a coletividade Ateneu Artístico Vilafranquense e no dia 15, é a vez do Centro Cultural Azambujense. O último concerto só chega a 17 de dezembro, e é da Cultivarte – Projeto Pedagógico Sinfonix.
Dias 13 e 14 de outubro chega um cantor cuja carreira é mais velha do que tu. Vitorino é o interprete de “Menina estás à Janela” e chegou a conhecer o Zeca Afonso em França, quando se autoexilou nesse país. Este concerto faz parte do ciclo “Há Música no Trindade”, que destaca o trabalho focado na voz, piano e guitarra. O Vitorino vai levar dois pianos e, com eles, os pianistas Filipe Raposo e João Paulo Esteves da Silva, para a apresentaçaõ de “O Amor é Cego e Vê”.
Ainda dentro deste ciclo, acontece outro concerto em outubro. Dias 27 e 28 sobe ao palco Frankie Chavez. Cantor que tanto pode atuar a solo como com uma banda, vai levar ao Teatro música nova de um CD com lançamento previsto para este ano mas se fores, ficas já a saber que o cantor vai aproveitar a oportunidade para gravar um DVD do concerto.
[Fonte: Fundação INATEL]
[Foto: Carina Albino]