Chama-se Cidadania e Desenvolvimento e quer que contribuas para uma sociedade mais justa e inclusiva.
No arranque deste ano letivo vão ser já 235 as escolas que vão começar a dar aulas desta disciplina, e o objetivo do Ministério da Educação é estender o ensino da Cidadania e Desenvolvimento a todas as escolas do país já a partir de 2018/2019.
Para já em fase piloto, este projeto abrangerá apenas os anos iniciais de cada ciclo de ensino: 1º, 5º, 7º e 10º anos de escolaridade. No primeiro ciclo a Cidadania e Desenvolvimento é ensinada nas várias disciplinas, e nos segundos e terceiros ciclos será uma disciplina autónoma e com avaliação, como qualquer outra.
De resto, no primeiro ciclo do Ensino Básico a avaliação é qualitativa, e nos segundos e terceiro ciclos do Ensino Básico e no Ensino Secundário será uma avaliação quantitativa, contribuindo também para a tua média.
E o que vais aprender nesta disciplina? Ela estará organizada em três grupos: o primeiro será obrigatório para todos os níveis e ciclos de escolaridade e vai falar de direitos humanos, de igualdade de género, de interculturalidade, de desenvolvimento sustentável, de educação ambiental e de saúde.
O segundo grupo abrangerá temas como os media, as instituições e a participação democrática, a literacia financeira, a educação para o consumo, a sexualidade e a segurança rodoviária.
Por fim, o terceiro grupo será opcional em qualquer ano de escolaridade e vai abordar as temáticas do empreendedorismo, do mundo do trabalho, do risco, da segurança, da defesa e paz, do bem-estar animal e do voluntariado, entre outras.
[Fonte: TSF]