Parece confuso mas é verdade. O melhor surfista português ficou-se hoje pelos quartos de final do Hurley Pro at Trestles na Califórnia ao perder com o homem que tinha derrotado.
Durante a primeira ronda, Kikas, alcunha de Frederico Morais, foi imparável contra o número 27 e 11 do Circuito. Num dia com ondas fracas o atleta com o pior ranking (#27), Jack Freestone conseguiu uma pontuação de 12,34. Já aquele com melhor ranking (#11) teve a pior pontuação do trio, conseguindo apenas 8,13 pontos. Kikas, que atualmente ocupa a 14ª pontuação (e temos quase a certeza de que vai aumentar de posição quando a prova acabar) alcançou uma pontuação de 14,9. Assim, pode saltar a ronda 2 e passar diretamente para a 3ª. Aí manteve-se forte e venceu Ezekiel Lau (#25) com um total de 16,76 nas suas duas melhores ondas.
Depois, chegou o confronto mais difícil da prova. No Heat de Kikas, estava Adrian Bunchan e Jordy Smith, este último é o atual número 1 e favorito na corrida ao título. O Frederico Morais lutou até ao fim e foram as suas duas últimas ondas que lhe deram a vantagem sobre o número 1 e atual defensor do título do Hurley Pro at Trestles. O Kikas saltou para os quartos de final e o Jordy Smith teve de ir à repescagem na Ronda 5.
Agora é quando percebes o título. O atual número 1 mundial venceu na sua prova e foi defrontar novamente o Kikas nos quartos. O surfista português bem tentou, mas não conseguiu chegar perto da onda de 9,43 pontos do sul-africano e ficou-se assim pelos quartos de final.
Agora, falta apenas esperar pelo final da prova para saber em que posição do ranking vai ficar Kikas. Com este resultado volta ao topo, depois de ter ficado em 2º em Coronal Open J-Bay (Etapa 6) e ter sido eliminado logo na primeira ronda na Billabong Pro Tahiti (Etapa 7). Cada vez se aproxima mais a Etapa 10 e penúltima da prova, que vai ser disputada em Peniche, no final de outubro.
[Fonte: World Surf League]
[Foto: YouTube]