De todos os cursos que existem em Portugal, há alguns que têm pré-requisitos específicos que tens de cumprir e comprovar para poderes ingressar. Alguns deles podem até fazer a diferença entre seres colocado e ficares de fora. Por isso, confere aqui alguns dos pré-requisitos necessários para ingressares no Ensino Superior.
Cursos de Terapêutica da fala e Terapia da Fala
O candidato deve ter a declaração de um terapeuta da fala comprovando que não tem perturbações de linguagem ou fala.
Curso de Radiologia e similares
Se quiseres entrar neste curso, precisas de ter uma declaração médica certificando a instituição de que não tens nenhum dispositivo metálico ou prótese interna ferromagnética.
Curso de Audiologia
Tal como o curso de Terapia da Fala, precisas de ter uma declaração de um audiologista comprovando que não tens perturbações ao nível da audição.
Cursos de Ciências do Desporto, Desporto, Educação Física e similares
Necessário verificar que o candidato tem capacidades de robustez e domínio técnico básico para a condução do ensino e treino de especialidades desportivas.
Curso de História de Arte (Faculdade de Letras da Universidade do Porto)
Para além de ser requerida a capacidade de visão, é necessário ter a capacidade de percecionar formas e cores.
Curso de Música, Educação Musical, Canto Teatral e similares
É necessário um documento, emitido pela instituição, com a classificação dos candidatos para verificar as capacidades no domínio de aptidão musical. Os valores dessa classificação serão tidos em conta para a colocação de candidatos.
Curso de Língua Gestual Portuguesa
Para este curso, tens de ter capacidade visual e motora de forma a assegurar que consegues completar e executar todas as exigências do curso.
Há cursos que requerem testes de aptidão como Equinocultura (Portalegre), Design (Politécnico Porto) ou Dança (Lisboa) e outros que cujo pré-requisito é a capacidade de comunicar. Como são muitos e diversos, não quisemos fazer uma “lista de compras” interminável onde terias de perder tempo à procura do curso no qual estás a pensar candidatar-te, por isso deixamos o link do índice de cursos da DGES, onde encontrarás todas as informações de que precisas para fazer a candidatura.
[Fonte: Direção-Geral do Ensino Superior]