Os futuros médicos já estão nas “Olimpíadas da Saúde”, que decorrem na Escola de Medicina da Universidade do Minho (EMed) e no Colégio D. Diogo de Sousa.
É a 7ª edição desta iniciativa, onde 354 alunos do Ensino Secundário de dez cidades a região Norte testam conhecimentos e aprendem a utilizar ferramentas laboratoriais. O programa teve início às 10 horas na EMed, com uma prova de conhecimentos sobre a atualidade e a história da medicina, da biologia, da anatomia, da fisiologia, das doenças, do diagnóstico e da emergência médica.
Depois, os alunos também vão ter a oportunidade de preparar e observar ao microscópio células do epitélio bucal humano, uma tarefa para a qual treinaram ao longo dos últimos dias. Este evento inclui ainda uma visita ao campus de Gualtar da UMinho e um momento de convívio.
No final, os campeões destas “Olimpíadas da Saúde” vão ganhar direito a estagiar com cientistas do ICVS – Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde da UMinho durante uma semana, e receber um prémio de 500 euros.
A entrega de prémios acontece pelas 18h30, no auditório do Colégio, e inclui uma tertúlia com o Diretor-geral de Saúde, Francisco George.
[Foto: Divulgação]