O Facebook tem uma equipa de 60 investigadores a trabalhar para que, em breve, possas escrever mensagens recorrendo apenas ao poder da tua mente!
De acordo com a responsável pela engenharia do Facebook, é possível que nos próximos anos consigas escrever mensagens usando apenas a mente, e escutar com a pele. Este será um sistema que vai funcionar como um “rato cerebral do mundo da realidade aumentada”, e se for desenvolvido com sucesso poderá permitir a escrita de 100 palavras por minuto – cinco vezes mais rápido do que quando escreves num teclado de um smartphone!
Parece-te demasiado futurista? O Facebook diz que “parece impossível, mas está mais próximo do que possam imaginar”. A solução será baseada em sensores não invasivos, capazes de medir a tua atividade cerebral a uma velocidade de cem vezes por segundo e obviamente, sem que precises de qualquer tipo de cirurgia.
As novidades não páram por aqui. O Facebook estará também a trabalhar em hardware e software que permitam que a pele possa imitar a função da cóclea do ouvido, ou seja, que se possa traduzir os sons em frequências para que sejam “lidas” pelo cérebro. Isto significa que esta tecnologia permitiria “ouvir” pela pele, tornando as pessoas surdas capazes de ouvir.
As revelações foi feita no evento para programadores do Facebook – o F8 – e significa que a maior rede social do mundo continua a trabalhar para facilitar, cada vez mais, a interação dos seus utilizadores.
O que pensas disto?