Estilhaços, realizado por José Miguel Ribeiro, foi o vencedor do prémio nacional de Animação na Festa da Animação em Barcelos.
Esta curta-metragem foi a eleita numa das três categorias a concurso – a de filmes Profissionais. Na categoria filmes de Escolas, o primeiro prémio foi para o documentário animado Pronto, era assim, realizado por Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues, e na categoria filmes de Oficina, a distinção coube a Da janela da minha escola, uma curta de animação realizada pelo coletivo de crianças do 3º ano da escola EB1 de São Miguel do Rio Torto, orientadas por Tânia Duarte.
Na festa de encerramento da Festa da Animação em Barcelos foi ainda exibido o vídeo animado É preciso que eu diminua, da autoria do português Pedro Serrazina, para a música de Samuel Úria com o mesmo nome, e que pertence ao álbum Carga ao Ombro.
Barcelos foi, durante a realização desta festa, a “capital nacional” do cinema da animação, com sessões para todo o tipo de público, exposições, oficinas, debates e masterclasses Aos prémios, concorreram 63 filmes. O troféu deste ano, concebido pelo artesão de Barcelos Telmo Macedo, é alusivo à cultura daquela cidade.
[Foto: Organização]