Todos os anos, o mundo pára e assiste ao lançamento dos novos produtos da Apple. Ontem voltou a acontecer, e a estrela foi o iPhone 7.
É realmente inovador? Valerá a pena o upgrade? Ou será apenas uma atualização de tecnologia que já existia? Estas são as perguntas que todos fazemos, a cada ano que passa, e o que é facto é que muito pouca gente fica indiferente ao lançamento de um novo iPhone. Mas será que a versão 7 deste smartphone convence os adeptos da tecnologia?
A primeira coisa que salta à vista é o facto da Apple ter finalmente resolvido o enorme problema da pequena capacidade de armazenamento do iPhone, sobretudo na gama de entrada, que até ao iPhone 6 dava ao utilizador apenas 16GB de memória. O iPhone 7 será comercializado nas versões de 32GB, 128GB e 256GB.
Claro que há outras novidades, como não poderia deixar de ser. O botão “Home” foi redesenhado, deixou de ser clicável e passou a ser sensível ao toque – para quem já teve problemas com o uso deste botão, que tinha alguma tendência a deixar de funcionar com o tempo, esta é uma modificação muito bem vinda.
Mas o aspeto verdadeiramente inovador do iPhone 7 está na sua relação com o som. Como já tinha sido veiculado, a Apple foi corajosa e pôs fim ao jack para headphones, que a partir de agora serão conetados ao telefone através da porta Lightning, a mesma que alimenta a bateria.
Para quem quiser continuar a utilizar os seus auscultadores com o iPhone 7, a Apple reservou uma solução que será um pouco mais dispendiosa, uma vez que será necessário um adaptador que fará a ligação da porta Lightning ao tradicional jack – presumimos, como é costume no mundo Apple, que seja um acessório pago à parte.
De resto, a Apple fez também o que costuma fazer, e criou um novo produto para acompanhar a sua decisão ao nível do design – os novos auscultadores AirPods, que a marca anuncia como uma experiência verdadeiramente wireless. Com eles poderás ouvir música, ou até usar apenas um para atender chamadas e falar ao telefone.
Por fim, um novo iPhone costuma significar também um novo processador e uma nova câmara. O chip A10 Fusion foi anunciado como sendo 40% mais rápido do que aquele que encontramos no iPhone 6s, e é acompanhado por uma câmara principal de 12MP, que será de lente dupla no iPhone 7 Plus – uma zoom e outra grande angular. Ambos terão ainda uma câmara frontal de 7MP. Os novos iPhones serão resistentes à água e ao pó.
Os preços deverão começar nos 779 euros para o modelo de 4,7 polegadas, e nos 919 euros para a versão de 5,5 polegadas, e os novos iPhones estarão disponíveis nas cores Jet Black, Black, Gold, Silver e Rose Gold, e com o iOS 10.
Vê aqui o vídeo de apresentação do novo iPhone 7:
[Foto: Apple]