Coimbra foi, durante uma semana, a capital das competências, ao receber a 42ª edição do WorldSkills Portugal – Campeonato Nacional das Profissões.
Numa competição onde participaram 400 jovens com idades compreendidas entre os 17 e os 25 anos, apurados à escala nacional em centros de emprego e formação profissional, escolas profissionais, entidades formadoras e empresas, mostrou-se o que de melhor se faz no nosso país no domínio deste tipo de formação.
A competição envolveu a realização de provas que reproduzem situações reais de trabalho em 48 profissões dos mais diversos setores de atividade, e ao longo dos quatro dias de prova, o júri avaliou as competências técnicas, a capacidade de planeamento e organização de tarefas, o rigor profissional, a gestão do tempo e o autocontrolo de cada concorrente.
No final, foram atribuídas 139 medalhas de ouro, prata e bronze aos melhores classificados.
Na cerimónia de encerramento, o Presidente do Conselho Diretivo do IEFP e representante de Portugal no WorldSkills International, Jorge Gaspar, destacou “que para o IEFP todos os concorrentes são vencedores. Cada um é um exemplo vivo de uma aposta ganha na formação profissional. Não há país sem profissões, nem há país sem trabalhadores. E aqui vimos como as competências estão orientadas para o mundo do trabalho, mostrando que Portugal tem capacidade para fazer bem”.
Os vencedores nesta fase nacional vão representar Portugal no Campeonato Europeu das Profissões – que se realiza em dezembro próximo em Gotemburgo, na Suécia – e no Campeonato do Mundo das Profissões, agendado para 2017 em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
Portugal marca presença há 65 anos em competições internacionais de profissões, tendo acumulado até hoje um total de 29 medalhas de ouro, 59 de prata, 52 de bronze e 82 de excelência.
[Foto: Organização]