A Fundação da Juventude reúne os 100 melhores projetos de ciência e investigação juvenil na 10ª Mostra Nacional de Ciência, de 30 de maio a 1 de junho.
Biologia, Ciências da Terra, Ciências do Ambiente, Ciências Médicas, Ciências Sociais, Economia, Energia, Engenharias, Física, Ciências da Computação, Matemática e Química são as categorias dos 100 melhores projetos que este ano estão em destaque na 10ª Mostra Nacional de Ciência, que se realiza de 30 de maio a 1 de junho no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa.
São cerca de 300 os jovens coordenados por mais de 50 professores, que dão assim a conhecer os seus projetos, que podem valer 6 mil euros em prémios e a oportunidade de participarem em certames internacionais.
A Mostra Nacional de Ciência, que assinala este ano a sua 10ª edição, é já considerada uma das maiores a nível Europeu. É a partir deste encontro de ciência que a própria Fundação da Juventude, enquanto promotora do Concurso de Jovens Cientistas e Investigadores e da Mostra Nacional de Ciência, seleciona os projetos destinados a representar Portugal em competições europeias e internacionais de ciência.
Quanto ao Concurso de Jovens Cientistas e Investigadores, bateu este ano o recorde de participações, com 163 projetos, dos quais foram selecionados os 100 melhores, que estarão em exposição na Mostra Nacional. Aberto a estudantes do Ensino Básico, Secundário e do primeiro ano do Ensino Superior, a competição deste ano revelou uma forte adesão de instituições de ensino da região Centro: Castelo Branco, Leiria e Aveiro reúnem mais de metade (58%) dos projetos selecionados para exposição.
[Foto: Fundação da Juventude]