340 alunos do Ensino Secundário vão ser avaliados por cientistas da Universidade do Minho, na 6ª edição das Olimpíadas da Saúde.
Dia 22 de abril marca a chegada de um conjunto diversificado de atividades laboratoriais à Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho. É a maior edição de sempre das Olimpíadas da Saúde, com a participação de 14 cidades do norte do país.
A competição começa às 14 horas e pretende distinguir os estudantes que mais se destacam nos conhecimentos e nas capacidades laboratoriais ligadas à saúde. Os alunos serão “postos à prova” em experiências de 10 minutos, passando por 12 “estações”, a funcionar em simultâneo e com o respetivo avaliador. O know-how científico será medido com exames práticos observacionais que aplicam metodologias também usadas no âmbito do mestrado integrado em Medicina na UMinho.
Em termos concretos, será possível ver os participantes a fazer diluições de soluções, usando pipetas, balões volumétricos, frascos e outros materiais, e preparar uma suspensão de células com uma lâmina e lamela de microscopia.
As “Olimpíadas da Saúde” encerram às 18 horas, no auditório Monsenhor Elísio Araújo do Colégio D. Diogo de Sousa, em Braga. Os vencedores serão distinguidos com uma semana de estágio no Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde da UMinho, e um prémio no valor de 500 euros.
[Foto: Universidade do Minho]