Connect with us

Novidades

A Uber dos manuais escolares

Avatar

Publicado há

em

Da cabeça de dois jovens universitários chegou a solução que vai permitir-te poupar até 80% nos teus manuais escolares. Chama-se Book in Loop, é apresentada como “a Uber dos manuais e quer os estudantes a trocar livros entre si. Tudo em nome da poupança: da carteira mas também do ambiente.

O que ocupa espaço nas tuas estantes e móveis lá de casa? Livros, seguramente. E desses livros, quantos são manuais escolares? E dos manuais escolares que para lá tens, quantos são já de anos letivos passados, aos quais já não dás qualquer uso?
Todos os anos é assim: manuais novos na mochila, manuais antigos na prateleira. Para os teus pais, são centenas de euros a cada ano, gastos em livros que usas apenas durante 9 meses. E se te dissermos que dois jovens como tu criaram uma forma de te poupar espaço, e de poupar dinheiro aos teus pais?

zp15O Manuel Tovar e o João Bernardo Parreira estudam Direito na Universidade de Coimbra, e inventaram o que dizem ser “a Uber dos manuais escolares”. Chama-se Book in Loop, vai estar disponível a partir de junho, consiste numa plataforma online de compra e venda de manuais escolares e, segundo os próprios, garante conforto e rendimento a quem tem manuais escolares a ganhar pó lá em casa. E tal como há quem precise de uma boleia, há quem precise dos manuais que tu já não usas. Tu podes ganhar dinheiro com isso, e ao mesmo tempo ajudar a reutilizar papel, reduzindo o desperdício e ajudando o ambiente.

Um problema que é de todos
Todos os estudantes acumulam, ano após ano, manuais escolares que não voltarão a usar. Todos os pais desses alunos veem-se forçados, a cada ano letivo, a investir centenas de euros em manuais novos. Neste ciclo vicioso, tudo seria mais simples se houvesse uma forma prática de colocar as pessoas em contacto, para que os manuais saltassem das mãos de quem já não precisa para quem lhes vai dar uso. Posto de outra forma, se estás no 11º ano, no próximo ano precisarás dos livros para o 12º – porque não resgatá-los a alguém que já tenha concluído o ensino secundário, enquanto entregas os teus manuais de 11º ano a quem ainda vai precisar deles?
E se a ti esta pode parecer uma boa ideia, experimenta apresentá-la aos teus pais, que gastam 250 euros por ano a comprar-te manuais escolares.

Com esta ideia em mente, o Manuel e o João marcaram presença no Startup Weekend 2015, onde venceram um prémio e aproveitaram para desenvolver a ideia, estruturar o negócio e encontrar financiamento. O resultado é a Book in Loop, que vai estar disponível já em junho.

Como funciona

O Manuel e o João defendem que esta é a primeira solução eficiente e de qualidade para um problema há muito identificado. “As nossas prioridades passam pela qualidade para quem compra os manuais, pelo rendimento para quem tem os manuais em casa, e para o conforto para ambas as partes”, referem.
E o que é a Book in Loop? Uma plataforma online onde te podes registar – indicando o ano e a escola que frequentas – para criares um perfil que sabe automaticamente quais os manuais escolares que usas. A partir daí, selecionas os que tens e colocas à venda, ou escolhes o que queres comprar dentro do que está disponível.
Para o caso de quereres vender, o passo seguinte faz-se através de um dos pontos de recolha espalhados de norte a sul do país (ou diretamente em tua casa, por um valor reduzido) onde podes depositar os livros que queres vender, para que seja avaliado o seu estado de conservação, através de um controlo de qualidade com padrões desenvolvidos pela Book in Loop e pela Universidade de Aveiro. Ao serem aprovados, é dada a garantia de que não haverá para o comprador nenhum prejuízo pedagógico, e a partir daí são disponibilizados para compra.

Na Book in Loop, os livros são vendidos a um preço 60% mais baixo do que o valor de mercado, e metade do rendimento gerado por esses livros é entregue a quem os colocou à venda, ficando o restante para a Book in Loop.
Se fizeres o loop completo – vender e comprar livros – a poupança para os teus pais pode, no caso de teres um irmão também em idade escolar, chegar aos 450 euros.


PERGUNTAS E RESPOSTAS

Posso começar a comprar e a vender livros logo após o registo no site?
A partir do momento em que te registas no site passas a receber uma newsletter quinzenal, e serás informado da abertura do período de recolha de livros, que normalmente acontece em junho. Para além disso, se te registares agora terás prioridade na compra dos manuais escolares, em caso de rutura de stock.

Como funcionam os pontos de recolha?
A rede de pontos de recolha estará disponível em todo o país – tanto podem ser bombas de gasolina, quiosques ou outro tipo de estabelecimentos, sempre com contacto direto – e a intenção é que toda a gente possa entregar os seus livros, sem grandes deslocações.
Em alternativa, poderás pedir à Book in Loop que vá diretamente a tua casa buscá-los.

No caso de não serem aprovados, os meus manuais são-me devolvidos?
A Book in Loop não prevê devolver livros que não sejam aprovados. Para evitares essa situação, lê atentamente os critérios de qualidade necessários, que a empresa disponibiliza no site.

Para a Book in Loop, o que é um manual em bom estado?
Para um livro ser aprovado, não podem faltar-lhe páginas nem ter páginas rasgadas, não pode ter mais de um terço das páginas rasuradas de forma permanente, tem de ter as rasuras não permanentes apagadas, e os exercícios terão de estar por resolver. Se fizeres uma utilização normal dos teus livros, não deverás ter problemas.

Sou avisado quando os meus livros forem aprovados?
Sim, vais receber um email com indicação do número de livros que entregaste, que estão aprovados e disponíveis para venda. A partir daí, através do acesso em tempo real à tua conta corrente podes confirmar quantos manuais já foram vendidos, quanto dinheiro já arrecadaste e decidir se queres usá-lo para comprar manuais para ti, ou simplesmente levantar o valor.

E como é que eu procuro manuais escolares para comprar?
A partir de junho – após o término do ano letivo atual – basta-te aceder à plataforma e, através dos dados que forneceste, ela indicar-te-á de imediato os manuais de que vais precisar. Aí selecionas os que pretendes, fazes a encomenda e aguardas que te cheguem a casa.

Quanto é que posso poupar efetivamente?
Na Book in Loop, os livros são vendidos a 40% do PVP – desse valor, metade é para quem vende, e a outra metade fica na Book in Loop. Se venderes e comprares manuais escolares, estarás a receber 20% e a gastar 40%, o que significa na prática um gasto de 20% – logo, uma poupança de 80% face ao valor que normalmente gastarias. Se os teus pais gastarem nos teus manuais escolares uma média de 220 euros por ano letivo, com a Book in Loop este valor pode passar para os 44, 45 euros. Se tiveres irmãos na escola, é só multiplicares.

[Reportagem: Tiago Belim]

[Fotos: Book in Loop]

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *