Os rumores confirmam-se: a Apple regressou mesmo aos smartphones de 4 polegadas, e acaba de apresentar o novo iPhone SE!
Como sempre, um dos eventos mais antecipados dos últimos tempos, o anúncio de novos equipamentos Apple marca desde já uma grande diferença: um retrocesso na dimensão do seu mais recente smartphone. Depois de se aproximar das tendências que ditaram que os telemóveis se querem maiores e com ecrãs mais generosos, a Apple percebeu que havia muita gente “agarrada” ao seu 5S e sem grande interesse em fazer o upgrade para um modelo maior. E assim surge o iPhone SE.
No interior do SE vai estar o chip A9 – o mesmo que encontramos no iPhone 6S, e que faz do novo 4-polegadas da Apple um telefone três vezes mais rápido que o 5S. Também certo no SE está o co-processador M9, que faz com que a Siri, por exemplo, esteja sempre acessível a partir do comando de voz Hey, Siri.
Na câmara também há novidades. 12MP e capacidades idênticas às do 6S: Live Photos e as tecnologias Focus Pixels e True Tone Flash. E sim, há gravação de vídeo 4K!
NFC, Wi-Fi ac e a tecnologia Touch ID também estarão presentes no iPhone SE, que tem um design muito semelhante ao dos iPhones 5 e 5S.
Infelizmente, o SE mantém-se fiel à política de espaço de armazenamento da Apple, começando com um modelo base de 16 GB, à venda nos EUA por 399 dólares; a versão de 64 GB custará 499. Este torna-se assim o smartphone da Apple mais barato de sempre.
O iPhone SE chegará a Portugal no final de Maio.
[Foto: Apple]