Se tens gosto por estas duas áreas de ensino, há um concurso criado a pensar em ti.
O prémio “Portugal, País de Excelência em Engenharia”, instituído pela COTEC Portugal em parceria com o Ministério da Educação, visa promover o gosto pelas engenharias e pela ciência em geral em Portugal, nos alunos que frequentam os 7º, 8º e 9º anos de escolaridade.
O concurso conducente à atribuição do prémio tem duas secções. Uma dedicada aos alunos e aos professores que os acompanharam no desenvolvimento de um projeto na área das engenharias, ciência ou computação, e outra destinada a premiar a escola que apresente os melhores processos pedagógicos de ensino na componente experimental ou laboratorial, a nível do terceiro ciclo do Ensino Básico.
O concurso engloba os seguintes prémios:
Na primeira secção do concurso haverá lugar à atribuição de prémios aos 3 melhores projetos ou produtos, a saber:
· 1º prémio – 12 mil euros;
· 2º prémio – 6 mil euros;
· 3º prémio – 2 mil euros.
Ao professor ou grupo de professores que acompanharam o aluno ou grupo de alunos vencedores, de cada um dos 3 primeiros prémios, será atribuído um montante de igual valor.
Na segunda secção do concurso haverá, igualmente, lugar à atribuição de 3 prémios, à(s) escola(s) ou ao(s) Agrupamento(s) de escolas, nos seguintes valores:
· 1º prémio – 12 mil euros;
· 2º prémio – 6 mil euros;
· 3º prémio – 2 mil euros.
Para além destes prémios, existirão prémios adicionais instituídos por outras entidades, no âmbito do Movimento “Portugal, País de Excelência em Engenharia”.
A pré-inscrição decorre até 18 de março e as candidaturas deverão ser apresentadas até ao dia 30 de junho de 2016.
Para saberes mais informações e acederes à ficha de candidatura, consulta a página web do concurso.
[Foto: Ministério da Educação e Ciência]