MyPolis recebe distinção (internacional)
Com mais de 60 mil alunos envolvidos, a MyPolis integra agora o restrito grupo das 50 soluções mundiais que estão a transformar a participação cívica através da gamificação. Selecionada pela organização britânica Apolitical, em parceria com o Mohammed Bin Rashid Centre for Government Innovation, a iniciativa portuguesa destaca-se por criar ferramentas que aproximam crianças e jovens da política, permitindo-lhes observar, criar e partilhar propostas com representantes políticos.
“Este reconhecimento confirma que estamos no caminho certo ao envolver cada vez mais jovens na participação cívica. Integrar esta lista de iniciativas mundiais reforça o impacto do nosso trabalho”, celebra Bernardo Gonçalves, diretor e fundador da MyPolis.
A seleção baseou-se em critérios rigorosos, incluindo o uso de tecnologias pioneiras, soluções inovadoras que desafiam a lógica governamental tradicional, resultados concretos e abordagem colaborativa com cidadãos, comunidades e governos. Os projetos tinham ainda de ser promissores e gerar impactos transformadores — requisitos que a MyPolis cumpre ao expandir-se para Portugal e outros seis países (Espanha, Itália, Polónia, Bélgica, Hungria e Moçambique).
O reconhecimento internacional ressalta a relevância do projeto. A MyPolis é citada como um “programa escolar onde os alunos praticam a democracia com políticos reais”, destacando-se pela forma diferenciadora de manter o interesse dos jovens, mesmo nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, muitas vezes pouco atrativas. “A MyPolis utiliza jogos integrados no currículo escolar para tornar a participação cívica prática, social e divertida”, sublinha o documento da Apolitical.
Ao longo de oito anos, mais de 60 mil crianças, desde os seis anos, participaram em jogos como “Agentes da Cidadania” — vencedor do Democracy Innovation Award 2025 — e “Exploradores da Cidadania”, mapeando problemas locais e propondo soluções. Estas ideias são apresentadas nas Assembleias de Transformadores Sociais, onde os jovens confrontam políticos e recebem respostas claras: “É possível!”, “Vamos conversar!” ou “Não é possível!”, com justificativa, garantindo que a participação resulte em feedback real.
Com mais de 300 propostas já implementadas, o impacto da MyPolis é evidente. Ao expandir-se internacionalmente, a iniciativa demonstra que, quando os jovens assumem responsabilidade em decisões concretas, a participação cívica surge naturalmente, construindo uma democracia mais próxima, inclusiva e ativa.









