Pavilhão do Conhecimento prepara-se para o Eclipse do Sol
Estamos a cerca de seis meses de um dos fenómenos mais impressionantes e raros da Natureza: o eclipse total do Sol, a 12 de agosto de 2026. Os preparativos começam já no dia 7 de fevereiro, no Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva, em Lisboa, com um evento de sensibilização para a importância dos eclipses e da sua observação em segurança. Bragança recebe no dia 12 de fevereiro a apresentação do programa nacional, que inclui sessões de planetário.
A 7 de fevereiro, o Pavilhão do Conhecimento recebe astrónomos profissionais e amadores, educadores, professores e comunicadores de ciência para um evento que inclui palestras, mesas-redondas e workshops de observação segura de eclipses e simulação do fenómeno.
O que é, afinal, um eclipse? Como podemos observá-lo em segurança? Será que o Sol visto do Espaço é muito diferente do Sol visto a partir da Terra? Estas e outras questões serão respondidas por especialistas ligados não apenas às ciências do Espaço, mas também à área da saúde.
Sob o mote “O Sol Fora de Serviço”, este evento reúne um conjunto de atividades experimentais que desconstroem a ciência por trás dos eclipses. Observações com telescópios solares, criação de modelos que explicam a dinâmica de um eclipse do Sol, ou construção de óculos para observação em segurança do fenómeno são algumas das ações dirigidas ao público em geral.
Pedro Mota Machado, astrónomo do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço/Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, é o Comissário Nacional para o Eclipse 2026, e apresenta a última palestra do dia, sobre os sóis de outros mundos. Inscrições, aqui.
Bragança, o único distrito do país onde o eclipse será total, recebe o evento de apresentação do programa a nível nacional, no dia 12 de fevereiro, no Pavilhão dos Bombeiros. Conta com a participação de Isabel Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Ana Noronha, da Direção da Ciência Viva, e Pedro Mota Machado, que vai comissariar a iniciativa.
A apresentação inclui ainda sessões de planetário, organizadas pelo Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, de sensibilização à população local. Cada uma das sessões tem, aproximadamente, 40 minutos de projeção de imagens do Sol, da Lua e das estrelas, simulando um eclipse do Sol. As sessões terão a participação de utentes da Associação Sociocultural dos Deficientes de Trás-os-Montes, habitantes da região e da comunidade educativa.










