“SpaceSUITE” fornece novo fôlego ao futuro (do Espaço)
Foi — a 10 de dezembro — que o Grande Auditório — da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCT) — se transformou — num microcosmos colaborativo —, mediante a disseminação do “SpaceSUITE” — organizado pela Eagle Intuition e pela QSR —, que contou com a presença viva de profissionais e clusters de renome.
Sob o mote “Perfis Ocupacionais Essenciais no Espaço: O Que Há de Novo e o Que Vem A Seguir?”, o debate esclarecedor — entre Tomáš Halaška, Marta Gonçalves, Milva Carbonaro, Danny Vandenbroucke, Bruno Guerreiro, Luísa Almeida, Sérgio da Cunha Oliveira, Fátima Pinto, Rui Santos, Jorge Rocha, Miriam Rosa e Miguel Antunes — fomentou o sentido de comunidade e a responsabilidade coletiva — sobre o caminho que a Europa pretende traçar na formação de competências emergentes —, atravessando perspetivas, metodologias e realidades.
A intervenção técnica — aliada a reflexões estratégicas — abriu horizontes, que moldam a gestão de dados, o desenvolvimento de aplicações downstream, a observação da Terra ou a interoperabilidade de sistemas, identificando lacunas e propondo aprendizagens — ajustadas ao ritmo da inovação.
Ultrapassando o estatuto de projeto, o trabalho convergiu em ferramentas, currículos e oportunidades concretas, que reforçou uma visão integrada — assente no impacto social — e num futuro, onde o conhecimento circula — em rede e multidisciplinaridade pura.
Com mesas improvisadas e trocas de cartões, o networking coffee culminou — em conversas prolongadas —, que transcenderam hipóteses de consórcio e círculos especializados — repletos de curiosidade, propósito e direção.
O rescaldo impôs — assim — uma constelação nítida, que promete aproximar, originando um verdadeiro impulso para a preparação de uma geração crítica — alinhada com a prática e a vontade de agir.















