Entrevista | Diogo Silva e David Semedo: O prompt da Engenharia Informática
Testando a segurança, a robustez e a capacidade de resposta a vulnerabilidades, a “Amazon Nova AI Challenge” convida Instituições de Ensino Superior — a nível mundial — a embarcarem num laboratório técnico (e real), onde a a ética e a estratégia caminham — lado a lado.
Diogo Silva, estudante de Doutoramento e capitão da “RedTWIZ”, e David Semedo, docente responsável pelo projeto da NOVA School of Science and Technology, desvelam — em entrevista — os bastidores de uma disputa, que coloca — à prova — colaboração e motivação — num percurso de “Mérito & Excelência”.
A Amazon Web Services (AWS) tem sido um motor essencial — especialmente — no apoio ao setor da Educação. O envolvimento elevou a fasquia e possibilitou experiências que — de outro modo — seriam inatingíveis?
DiS: Ver entidades a investir na Investigação é — extremamente — valioso, não só pelo financiamento e pelas formações, como — também — pelos recursos disponibilizados, oferecendo uma projeção inigualável — em comparação a contextos mais limitados.
DaS: Há — igualmente — um comprometimento e uma criatividade notável.
A competição — com algumas das maiores Universidades do mundo — manifesta ser um autêntico campo de batalha intelectual. Qual é a sensação de concorrer — em pé de igualdade — com reputações globais?
DiS: É gratificante e recompensador, uma vez que — em Portugal — sentimos — por vezes — o peso de sermos um país pequeno, apesar de existir qualidade, que expande fronteiras.
Ao perceber que as oportunidades não estão — apenas — reservadas aos “grandes”, mas acessível a todos, revela-se fascinante.
O reconhecimento transparece um momento de viragem. O que distingue a equipa — em mentalidade, habilidade e abordagem?
DaS: O trabalho executado — há vários anos — contribui — de forma consistente — para o avanço, garantindo um contacto direto com uma formação sólida, que viabiliza o acesso a disciplinas exigentes e relevantes.
Posteriormente, a oportunidade de participar em desafios de especialização fornece-lhes um incentivo extra.
O comando de uma red team implica capacidade de coordenação e visão tática. Que tipo de liderança procuras adotar?
DiS: Tento — sempre — ser justo, não sendo a favor de um excesso de pressão — embora reconheça a sua importância — e tencionando inspirar — com a criação de condições estáveis e propícias.
A identificação de falhas promove um desenvolvimento protegido. Que potencialidades é que as tecnologias de ponta, nomeadamente a conexão a hardwares ou a infraestruturas avançadas de cloud, proporcionam?
DaS: Os grandes modelos estão — ainda — longe de ser fiáveis, requerendo uma perícia computacional significativa e um ecossistema de serviços.
A boa documentação — aliada ao suporte 24/7 — permite-nos treinar — como alternativa ou referência — para avaliação de progresso, tornando o caminho possível e promissor.
A proximidade com especialistas origina — inevitavelmente — crescimento?
DiS: O método aprofunda — por um lado — saberes sobre Inteligência Artificial (IA) e — por outro — impulsiona a partilha de ideias e feedback e a aquisição de competências essenciais de cooperação, gestão e comunicação, evitando sobreposições ou mal-entendidos.
A definição de objetivos comuns conduz à ação, mantendo o foco, a eficiência e a coesão.
O mote “Trusted AI” posiciona-se no epicentro. Os LLM’s — em constante evolução — acarretam obstáculos únicos?
DaS: O objetivo central reside na mitigação de fraquezas ou respostas enviesadas inadequadas e maliciosas, atacando e defendendo.
Após a fase exploratória, entramos no modo torneio, enfrentando e ensaiando processos ofensivos — num jogo de melhoria permanente —, em que a antecipação e a adaptação fazem a diferença.
O domínio das bases continua — assim — a delinear o verdadeiro norte?
DaS: Sem dúvida.
Inicialmente, a atividade e o prémio monetário envolvido funcionam — como um estímulo adicional —, que abre portas para o futuro, mediante problemas concretos.
A inovação, que emerge, é — imediatamente — aplicável, apesar de assentar em fundamentos teóricos vigorosos.
DiS: O ânimo — em muitos casos — demonstra-se decisivo, facilitando a agilidade — em momentos de confronto, dúvida ou cansaço.












