“AtiveLab” seleciona seis projetos (sustentáveis)
Com o intuito de capacitar e empoderar ideias de alunos, a ZERO — Associação Sistema Terrestre Sustentável propõe influenciar e sensibilizar decisores, comunicar e divulgar iniciativas, bem como mobilizar apoiantes e angariar fundos, mediante a atribuição de uma Bolsa — de até 1500€ — aos (derradeiros) vencedores do “AtiveLab”.
Distribuídos — geograficamente — por 5 distritos — Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre e Évora —, o projeto congratulou o Agrupamento de Escolas de Vendas Novas, a Escola Secundária de Fornos de Algodres, a Escola Secundária D. Sancho II, o Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo, o Agrupamento de Escolas do Fundão e a (coligação) Abade de Baçal, Emídio Garcia e Miguel Torga, que demonstraram a capacidade de desenvolver propostas de impacto positivo — assentes na análise da realidade local.
Abrangendo atividades ecológicas — nomeadamente a requalificação da horta comunitária, a implementação de compostores, a criação de mini-florestas, a arborização de terrenos abandonados, a instalação de bebedouros e a colocação de uma rede ampla de ciclovias —, os grupos informais serão executados.