5 dicas para leres mais!
Estar concentrado/a num livro não é fácil e a dificuldade não está em escolher um livro interessante que prenda a atenção, mas sim em todas as distrações que existem à nossa volta: o scroll nas redes sociais, as mensagens e as mil e uma notificações no smartphone, as opções infinitas nas plataformas de streaming…
Tudo está facilmente à mão (menos os livros). Queres retomar os hábitos de leitura ou iniciar-te neste mundo encantado da literatura? Espreita as 5 dicas que reunimos!
- Visita livrarias
Há livrarias incríveis, que, ao entrar, já apetece comprar todos os livros e começar a ler.
Visita livrarias inspiradoras, como por exemplo a Livraria Ler Devagar, no LX Factory ou a (re)conhecida Livraria Lello, no Porto, e deixa-te inspirar!
- Aproveita todos os momentos livres
Momentos mortos à espera dos transportes?
Avança na leitura! Uma página lida é uma página a menos, rumo ao final do livro. Aproveita cada momento para alimentar este saudável hábito!
- Estabelece objetivos
Definir um objetivo e lutar para atingi-lo é um fator de motivação muito interessante!
Mas… Os objetivos devem ser reais para que não tenham o efeito adverso. Começa por um livro por mês (por exemplo) e vai ajustando à tua realidade e ao teu ritmo de leitura. Começa aos poucos, o que importa é começar!
- Cria uma wishlist
Sabes aquele livro que ouviste falar e ficaste curioso/a? Ou aquele livro que um/a amigo/a te recomendou? Aquele livro que viste numa livraria, mas não chegaste a comprar? Coloca-os numa wishlist e atribui a cada um deles, uma data específica para os começares a ler.
- Encontra o teu formato preferido
Quando pensamos em ler, imaginamos logo um livro, mas, hoje em dia, podemos ler em inúmeros dispositivos (smartphone, computador, Kindle…). O mais importante é ler, o formato no qual o fazes não é importante. Por isso, se achas que os livros em papel não são para ti, experimenta outros formatos!
Sugestões de livros para iniciares a leitura
- O Diário de Anne Frank, de Anne Frank
- O Ódio que Semeias, de Angie Thomas
- As Vantagens de Ser Invisível, de Stephen Chbosky
- Cidade dos Ossos, de Cassandra Clare
- Pessoas Normais, de Sally Rooney