Entrevista Selo SaudávelMente – Agrupamento de Escolas de Estarreja
Com grande vontade e orgulho, a Psicóloga Maria Alcada levou-nos a conhecer o Agrupamento de Escolas de Estarreja, que conquistou o Selo SaudávelMente, atribuído pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, devido a inúmeros princípios, nomeadamente a quantidade extensa de ações que desenvolve, com o objetivo de promover o bem-estar, o conforto e a Saúde Mental.
O Agrupamento de Escolas de Estarreja soma diversas distinções, em particular o Selo SaudávelMente. De que forma sensibilizam a comunidade?
Criamos ações de informação e de sensibilização dedicadas a alunos, pais e funcionários, que pretendem envolver a comunidade educativa para as questões do bem-estar e da Saúde Mental, sendo o nosso website um recurso que disponibilizamos para aumentar o conhecimento e a respetiva literacia.
É uma preocupação que já possuem desde o início? A pandemia foi um fator impulsionador?
Desde sempre que o Agrupamento possui uma preocupação pela promoção do bem-estar e do desenvolvimento integral e harmonioso dos jovens, aliada à intenção de criar melhores condições a nível pedagógico e sócio-emocional, com o objetivo de os alunos poderem desenvolver competências de forma equilibrada.
Por outro lado, é inevitável não afirmar que a pandemia trouxe este problema para cima da mesa de forma mais intensa. A pandemia conseguiu sensibilizar, mais afincadamente, a comunidade, alertando-a para a importância do tema.
O Agrupamento também verificou um aumento de casos encaminhados para os Serviços de Psicologia, devido a questões relacionadas com a ansiedade, com tristezas prolongadas e depressões e naturalmente este crescente de casos fez disputar a necessidade da escola investir mais neste tipo de ações.
Que ações é que o Agrupamento de Escolas de Estarreja desenvolveu para conseguir ganhar o Selo Escola SaudávelMente?
Um selo que reconhece e distingue as escolas portuguesas pelas suas políticas e práticas educativas que demonstram um compromisso forte e efetivo com a promoção do desenvolvimento ao nível cognitivo, emocional, social, de carreira, da aprendizagem, da inclusão e da saúde psicológica de toda a comunidade educativa.
O Agrupamento implementa uma série de programas, ações e estratégias que têm em vista a proteção do bem-estar e da saúde psicológica, entre elas:
- Ações de prevenção da violência, como a prevenção do bullying e prevenção da violência no namoro. São ações desenvolvidas nas turmas, com uma abordagem universal de prevenção. Por vezes, e de acordo com as necessidades das turmas o Agrupamento conta com a colaboração da GNR, como de outros parceiros;
- Ações de gestão emocional, desenvolvimento e inteligência emocional, de modo a tentar ajudar em momentos de mais tensão e incerteza;
- Ações de promoção à auto-estima e ao auto-conhecimento;
- Ações relacionadas à alimentação, à imagem e à prevenção de doenças, como anorexia e a bulimia. São ações que contam com técnicos especializados como médicos e enfermeiros;
- Ações de educação sexual, com o objetivo de dar o máximo de conhecimento aos jovens, para que façam escolhas saudáveis;
- O programa de Mentoria;
- O programa ‘ACP – Aprender, Cooperar e Partilhar’, em que os alunos mais velhos acompanham os mais novos na integração escolar, acompanham os estudantes mais isolados e que se sentem mais sós, como também fazem um acompanhamento ao nível do estudo;
- Ações de apoio à transição de ciclo;
- O serviço de psicologia possuía um blog, onde eram partilhadas informações sobre a saúde mental, a gestão emocional e o desenvolvimento de inteligência;
- O projeto ‘Esta integra’, no âmbito do programa escolhas, direcionado à inclusão dos alunos de etnia cigana. O objetivo era encontrar formas de os envolver academicamente e socialmente, para que assim ficassem mais comprometidos com a escola;
- O Agrupamento possui de uma psicóloga, disponibilizada pelo projeto EPIS, que se foca na promoção de hábitos e métodos de estudo, da articulação com as famílias promovendo uma formação a nível de uma educação parental positiva;
- O Agrupamento realiza anualmente uma feira da juventude, com vista a construção de planos para o futuro de qualidade, levando representantes de várias instituições de formação (Universidades, Institutos Politécnicos) ao Agrupamento;
- O Projeto ‘à conversa sobre’, que consiste em formação interna a professores.
Ainda mantém todas essas práticas? Adicionaram mais alguma?
As práticas foram mantidas depois da conquista ao Selo SaudávelMente e foram implementadas novas como:
- Programa de desenvolvimento sócio-emocional ‘Bem Me Quer’, destinado a alunos do 7º ao 9º ano, que tem como objetivo ajudar os alunos na entrada do novo ciclo escolar e a gerir as suas próprias emoções;
- O Agrupamento aderiu ao projeto ‘Por Ti’, que disponibiliza psicólogos na formação de jovens. Desta forma o Agrupamento oferece formações às turmas de 7º, 8º e 9º ano, pais e professores, de modo a aumentar a literacia acerca da saúde mental e a saber reconhecer sinais de modo a prevenir situações mais graves;
- Palestras de ex-alunos
Como é que os alunos respondem a estas práticas? Sente que eles cada vez mais querem estar incluídos e participar nas atividades?
Dentro do horário escolar existe uma grande adesão, onde os alunos expõem questões e demonstram grande interesse. Fora do horário letivo a adesão é menor, havendo uma dificuldade acrescida a mobilizar os jovens para as ações.
Todos sabemos que apesar de haver muito controlo, é quase impossível prever e prevenir situações como bullying, violência escolar e indisciplina. Como é que os professores identificam essas situações e como é que lidam com as mesmas?
Naturalmente, há situações que os professores não conseguem identificar pois são casos que não são visíveis em contexto de sala de aula. Porém, muitas vezes, conseguem identificar essas situações através de comentários de outros alunos, que depois acabam por ir falar pessoalmente com o professor e expor a situação.
As ações contra o bullying também são uma mais-valia para a denúncia desta problemática, pois os alunos, normalmente, ficam sensibilizados para denunciar as situações que observam.
Ao conquistarem o Selo SaudávelMente criaram o espaço Saudável-MENTE. Em que é que consiste?
O espaço Saudável-MENTE é um espaço de divulgação e de sensibilização, através da partilha de recursos e a divulgação de eventos escolares associados à promoção da Saúde Mental. O Agrupamento tenta chegar à comunidade escolar, incluindo pais através deste espaço.
Gostaríamos que houvesse um maior apoio e compromisso entre pais, alunos e escolas no que diz respeito ao conteúdo publicado.
Possuem também o programa de Educação para a Saúde. Como é que conseguem fazer com que os alunos se interessem pelo tema?
O programa tem ações (lecionadas em horário letivo) diversificadas, que são, geralmente, pensadas e desenvolvidas em função das necessidades detetadas nos jovens e nos seus interesses, como por exemplo: ações acerca da educação para a sexualidade, ações sobre a alimentação, o bullying, a violência no namoro, o suporte básico de saúde, entre outras.