Mitos e Verdades sobre o Ensino Superior
Chegar ao Ensino Superior é sinónimo de ouvir, a toda a hora, verdades e mitos sobre o que serão os próximos anos.
Neste artigo, confirmamos algumas teorias e desmentimos outras! Curioso/a?
- “Vou estudar apenas o que gosto”
Era bom, não era? É MITO! Ainda que estejas no curso dos teus sonhos, vais ter cadeiras que vão fazer-te mais sentido do que outras… Mas não desesperes, nem generalizes, porque vais aprender muito sobre o que gostas e vais descobrir novos interesses, acredita!
- “Preciso da praxe para fazer amigos e integrar-me”
MITO! Claro que se decidires entrar na comissão de praxe, podes conhecer novas pessoas e fazer amigos para a vida, mas esta não é a única maneira de o fazer! Vai a eventos e integra projetos da Faculdade, passa tempo no campus e verás que há bons/as amigos/as em todo o lado!
- “Vou ter mais liberdade e independência”
VERDADE! Liberdade e independência são palavras de ordem no Ensino Superior. Já não estás no ensino obrigatório, por isso, o método de ensino é diferente e promove a tua autonomia, mas com a independência vêm sempre novas responsabilidades.
Ninguém te obriga a estares atento/a, nem a estudar, o que não significa que não tenhas de o fazer. Tens agora o desafio de gerir as tuas prioridades e empenho, porque o teu desempenho depende unicamente de ti.
- “Não vou ter a mesma turma desde o início até ao fim”
VERDADE! Há pessoas que vão deixando cadeiras para trás, há cursos que se estruturam de uma forma distinta, havendo turmas diferentes para cada cadeira, há quem opte por concluir as cadeiras por exame e até há cursos em que se escolhem vertentes diferentes no decorrer da Licenciatura e ainda há cursos com cadeiras opcionais.
- “Os professores não reconhecem os alunos”
DEPENDE! Há Faculdades onde as aulas são, maioritariamente, em auditórios e, por isso, é normal que, com o grande número de estudantes, os professores não reconheçam todos/as os/as seus/suas alunos/as.
No entanto, há cursos com menos pessoas e em salas mais pequenas, neste contexto é mais fácil que os professores te reconheçam e decorem o teu nome. Ah! É claro que se fores bastante participativo/a mais facilmente os professores vão memorizar o teu nome.
- “Não há faltas no Ensino Superior”
DEPENDE das Faculdades e do teu estatuto. Há Faculdades onde há presenças obrigatórias. No entanto, pode haver professores mais liberais que não marquem faltas ou que não passem folha de presenças. Por outro lado, há Faculdades e cursos nos quais não existe controlo de presenças, sendo da tua responsabilidade, a frequência das aulas. Por outro lado, se estiveres abrangido/a pelo estatuto trabalhador-estudante, estás isento/a de faltas.
- “Vão ser os melhores anos da minha vida!”
Todos ouvimos isto antes de entrar no Ensino Superior. Mas, DEPENDE! Podem ser os melhores anos da tua vida, por serem, possivelmente, os primeiros anos de independência, por conheceres todo o tipo de pessoas e por, ainda assim, não teres as responsabilidades de um adulto. No entanto, depende de ti e das tuas circunstâncias fazer destes anos inesquecíveis. No fundo, esperemos que a melhor fase da tua vida não se resuma a três ou quatro anos, não é? Os teus melhores anos podem acontecer mais tarde, não coloques essa pressão sobre ti, nem sobre a tua experiência académica! Vai de mente aberta!