Como efetuar a candidatura ao Ensino Superior? O (teu) passo a passo!
A preocupação com as complexidades burocráticas não deve sobrepor-se ao combustível, que impulsiona a concretização de sonhos — o entusiasmo.
Porém, a concorrência impetuosa e a confusão, que emerge dos processos seletivos, requerem uma preparação minuciosa para um Concurso Nacional de Acesso esfuziante (e vitorioso).
3, 2, 1… Pronto/a para desbravares a tão almejada vaga, usufruindo (ao máximo) do marco que se avizinha?
#01: Aceder à Plataforma
Encontra o botão “Iniciar Sessão” aqui e começa a aventura pelo colossal universo académico.
Vais precisar do teu Número de Identificação, presente no Cartão de Cidadão, ou, caso provenhas do estrangeiro, do teu Número Interno.
Logo de seguida, insere a Senha Online que localizarás no teu e-mail.
#02: Notas do Secundário
Lembras-te da ilustre Ficha ENES?
Agora, preenche os campos, mediante a informação existente, transcrevendo os códigos, as datas e as classificações.
Se for gerado um aviso, verifica, minuciosamente, os dados e submete, novamente. O erro persiste? Dirige-te à tua Instituição de Ensino e solicita um novo documento.
#03: Exames Nacionais
Aqui, constam as provas concretizadas, válidas para efeitos de colocação, bem como as respetivas notas: [(Classificação do Secundário x Peso) + (Classificação das Provas de Ingresso x Peso) + (Classificação dos Pré-requisitos x Peso)].
É só reexaminar e avançar!
#04: Contactos
Introduz os teus elementos pessoais de comunicação atualizados.
#05: Opções de Candidatura
A primeira tarefa é selecionares o Gabinete de Acesso ao Ensino Superior (GAES) mais próximo da tua área de residência.
Já o bloco seguinte é referente aos Estudantes Economicamente Carenciados. Pretendes concorrer às Bolsas de Estudo de Ação Social? Então, expõe o teu Número de Identificação Fiscal (NIF) para a efetuação de uma pré-inscrição.
Na secção subsequente, indica o Contingente:
- Região Autónoma dos Açores ou Madeira: Residentes nos últimos três anos, que finalizaram o ciclo no território;
- Emigrantes Portugueses e Familiares: Alunos que habitaram fora do país, pelo menos, durante dois anos;
- Militares: Estudantes que prestaram um ano de serviço, em regime voluntário; dois anos de serviço efetivo, em regime de contrato; ou quatro anos de serviço efetivo, em regime de contrato especial;
- Portadores de Deficiência: Discentes que, por motivo de perda ou anomalia, congénita ou adquirida, de funções ou de estruturas de corpo, incluindo as funções psicológicas, aparentem dificuldades físicas específicas, suscetíveis de lhes limitar a atividade e participação.
Finalmente, no tópico dedicado à Preferência Regional ou Habilitacional, assinala se tencionas possuir o benefício, apresentando o código que requisitaste na tua Escola.
#06: Opções de Curso/Instituição
Escolher o campo de conhecimento que nos levará a exercer o ofício ambicionado manifesta ser uma tarefa complexa. A avaliação e a recolha exaustiva de informação fidedigna sobre os percursos, os Estabelecimentos, a qualidade, a reputação e as saídas profissionais, deverão constar no topo das tuas prioridades!
Respira fundo e… Define os seis pares, posicionando-os por ordem hierárquica de predileção.
Alerta: Triângulo vermelho? Não satisfazes as condições necessárias. Elimina e adiciona uma alternativa eficiente.
#07: Pré-Requisitos
Na eventualidade de a oferta formativa que elegeste demande exigências obrigatórias, uma advertência é acionada, como de aptidão — de natureza física, funcional ou vocacional — e de matrícula — de cariz documental —, assumindo particular relevância na integração em determinados setores, nomeadamente a Educação Física ou a Música.
Somente com o Formulário, concedido, posteriormente, terás o comprovativo de aprovação.
#08: Confirmar
Autentica cada componente fornecido e garante que não existem erros ou enganos.
#09: Avisos
Chegaste ao terminal! Confere que não cometeste nenhuma distração e… Imprime o recibo ou guarda o ficheiro resultante no teu computador.
Mudaste de ideias? Durante o período do estágio correspondente, podes repetir o procedimento as vezes que desejares, sendo (sempre!) considerada a última versão, substituindo, assim, as antecedentes.
PRAZOS
- 1ª fase
Realização: 22 de julho a 5 de agosto
Resultados: 25 de agosto - 2ª fase
Realização: 26 de agosto a 4 de setembro
Resultados: 15 de setembro - 3ª fase
Realização: 21 a 24 de setembro
Resultados: 30 de setembro