A área da saúde chama por ti? Dá o primeiro passo na Escola Profissional da Cruz Vermelha Portuguesa!
Desde 1992 que a Escola Profissional da Cruz Vermelha Portuguesa cumpre, através de um modelo de ensino, investigação e difusão de conhecimentos de excelência, o propósito de formar profissionais qualificados na área da saúde, nos mais variados contextos de atuação.
Atualmente, a EPCVP disponibiliza o curso de técnico/a auxiliar de saúde, um curso que privilegia as ofertas formativas que correspondem às necessidades de trabalho locais e regionais. Este curso tem a duração de três anos letivos e está direcionado a jovens entre os 14 e os 19 anos, conferindo equivalência ao 12º ano de escolaridade.
O que significa, na prática, ser técnico/a auxiliar de saúde?
O técnico/a auxiliar de saúde é o profissional que colabora com os profissionais de saúde na prestação de cuidados de saúde nos diversos contextos das suas atuações. Este profissional está capacitado para desempenhar funções de prestação de cuidados de saúde aos utentes, recolha e transporte de amostras biológicas, limpeza, higienização e transporte de roupas, materiais e equipamentos, a limpeza e higienização dos espaços e o apoio logístico e administrativo das diferentes unidades e serviços de saúde.
Este curso está organizado segundo uma estrutura curricular composta por módulos de três componentes distintas: Sociocultural, Científica e Técnica, incluindo, ainda, uma Formação em Contexto de Trabalho (FCT), sob a forma de estágio não remunerado, no 2º e 3º anos, mediante a orientação de um docente especializado das várias unidades de saúde em protocolo, designadamente:
- Hospitais CUF Tejo e CUF Descobertas;
- Hospital da Cruz Vermelha;
- Hospital das Forças Armadas;
- Centro Hospitalar Lisboa Central (Hospital de S. José, Hospital de Santo António dos Capuchos, Maternidade Dr. Alfredo da Costa, Hospital Santa Marta);
- Hospital dos Lusíadas;
- Fundação Champalimaud;
- Hospital SAMS;
- Hospital Garcia de Orta;
- Hospital da Ordem Terceira;
- Centro Clínico da GNR;
- Hospital Dr. Fernando Fonseca;
- Centro Hospitalar Lisboa Ocidental (Hospital São Francisco Xavier e Hospital Egas Moniz).
Após aprovação da FCT, terás de realizar a Prova de Aptidão Profissional (PAP), que consiste na execução e apresentação de um projeto, no qual demonstres as competências e conhecimentos adquiridos ao longo da formação.
Queres investir na área da saúde? Dá o primeiro passo na construção de uma carreira gratificante na Escola Profissional da Cruz Vermelha Portuguesa!
Inscreve-te aqui!