“Jovem Talento da Gastronomia” abre candidaturas!
A 13ª edição do concurso Jovem Talento da Gastronomia (JTG), das Edições do Gosto, arranca com a fase de inscrições até ao dia 30 de junho. Seguem-se depois três semifinais e roadshows que vão percorrer o país em novembro e a final nacional – marcada para dias 4 e 5 de dezembro, na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril – na qual serão revelados os grandes vencedores do concurso.
Este é o principal concurso nacional direcionado a jovens estudantes de restauração e hotelaria, com idades até aos 25 anos e que se encontrem a estudar numa escola de hotelaria em território nacional. É organizado pelas Edições do Gosto e anualmente desafia a que todos ponham os olhos nos talentos que vão marcar o futuro da restauração.
Mais do que uma rampa de lançamento, esta é uma plataforma de aprendizagem e que chama à atenção para o trabalho de formação turística que se faz nas escolas nacionais e o impacto que este tem na qualidade da mão-de-obra, de um dos setores mais importantes da economia nacional, o turismo. “O movimento Jovem Talento da Gastronomia faz a conexão entre o futuro da restauração, o conhecimento, a técnica, o mercado e uma visão humanista do trabalho”, refere Paulo Amado, diretor das Edições do Gosto.
Os roadshows foram uma novidade inserida em 2022 no qual a organização convida jovens chefes, pasteleiros e bartenders em destaque no meio para demonstrações, apresentações e conversas que servem de inspiração para o futuro da gastronomia em Portugal.
Ao longo da última década, esta competição já revelou nomes que hoje se destacam no panorama nacional como os de João Costa (Euskalduna Studio, uma estrela Michelin), Diogo Lopes (Nexo Bar), Lara Figueiredo (Midori – Penha Longa Resort, uma estrela Michelin), João Costa (Blind Pony Bar), Marta Nunes (Boubou’s), Tiago Bispo e Diogo Duarte (Alma, duas estrelas Michelin), Inês Beja (DeRaiz) e Bernardo Calvo (Esporão, uma estrela Michelin), só para dar alguns exemplos.
No papel de presidente de júri está Luís Gaspar que, aos 33 anos, já acumula diversos prémios, como o de Chefe do Ano em 2017 e Chef de L’Avenir em 2023. Atualmente, comanda as cozinhas dos restaurantes Sala de Corte, Brilhante e Pica-Pau, em Lisboa.
“O JTG é um concurso que tem a missão de formar e valorizar os jovens talentos em qualquer área da gastronomia em Portugal. Tenho desde sempre um grande carinho por esta competição e pelos seus valores e fico super orgulhoso de poder contribuir para o crescimento destes jovens em início de carreira. É o início de um caminho para quem participa que por si só é um ato de coragem e ousadia”, afirma Luís Gaspar.
Inserido no movimento JTG está também a celebração do Dia Nacional do Estudante de Gastronomia, que este ano se comemora no dia 29 de novembro. Programado para celebrar este dia está um conjunto de conteúdos multimédia dedicados aos estudantes e uma rota de restaurantes com valores especiais na semana de 23 a 30 de novembro.
As inscrições podem ser feitas no website da iniciativa em www.jovemtalentodagastronomia.pt, sendo também este o local onde estão disponibilizados os regulamentos das categorias a concurso.