“Década do Oceano” em debate no Pavilhão do Conhecimento
Nos dias 10 e 11 de maio, sexta-feira e sábado, o oceano vai ser tema de debate na 9.ª edição da Conferência de Professores do Mar. Docentes e investigadores reúnem-se no Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva para dois dias de sessões plenárias e práticas, que exploram o contributo de diferentes áreas científicas para a preservação e exploração sustentável e equitativa do oceano.
Luís Menezes Pinheiro, Presidente da Comissão Nacional da Década do Oceano, vai dar início à conferência com a apresentação da ação portuguesa no âmbito desta iniciativa da ONU, abordando as formas de envolvimento da comunidade docente nos avanços da literacia do oceano.
Seguem-se as restantes sessões plenárias, estruturadas em torno de quatro dos dez desafios da Década do Oceano: compreender e vencer a poluição marinha, mudar a relação da Humanidade com o oceano, desenvolver uma economia oceânica sustentável e equitativa e proteger e restaurar ecossistemas e biodiversidade. Na última sessão do dia 10 de maio, sob o mote “O oceano é de todos”, é reforçada a importância da colaboração ativa de toda a comunidade para esta missão. Participam nesta edição diversas instituições científicas para partilhar os avanços nesta área da ciência.
O segundo dia da 9.ª Conferência de Professores do Mar é dedicado às sessões práticas. Os professores vão ser desafiados a explorar soluções de ciências do mar transformadoras para o desenvolvimento sustentável, que contribuem para a ligação do ser humano ao oceano. Com recurso a jogos pedagógicos e ao uso de equipamento laboratorial, vão ser abordados conceitos de literacia do oceano, consciencializando para a importância da proteção do oceano.
A participação na conferência é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.