Bem-estar: Um pilar no constructo educativo
As exigências contemporâneas espelham as correntes conturbadas da pressão académica (para atingir a classificação mais alta) e as turbulências da aceitação, testando a coragem e a perseverança da geração Z.
Mas… No seio das adversidades, emerge, também, uma panóplia de oportunidades, que revelam habilidades ocultas, aprendizagens valiosas e forças intrínsecas, que garantem a conquista de novos (e promissores) caminhos.
Qual será o segredo para uma mente brilhante e resiliente?
- Organizar a rotina
A dificuldade de concentração conduz, frequentemente, à acumulação de matéria e ao não cumprimento de prazos.
Possuir um roteiro de tarefas eficiente é primordial para dar resposta às inúmeras demandas requeridas, com tranquilidade, equilíbrio (e uma dose extra de motivação).
> Define prioridades (a curto e a longo prazo), como concluir um capítulo de um livro, priorizando afazeres;
> Cria um cronograma, utilizando a técnica Pomodoro, que envolve períodos de estudo focados, seguidos de breves intervalos de descanso.
- Sair da monotonia
O cultivo de hábitos benéficos e a exploração de experiências inovadoras renovam o espírito e redirecionam o trajeto para novos rumos.
> Integra projetos de Voluntariado;
> Aprende aquele idioma inusitado ou revê a tua série favorita;
> Opta por caminhadas e passeios ao ar livre;
> Participa em workshops, que ampliem conhecimentos.
- Privilegiar o relaxamento
Deixar os ecrãs de lado viabiliza a assimilação (competente) de matérias e a redução de stress e do estímulo excessivo.
> Reserva 10 minutos para efetuares respirações profundas e conscientes;
> Ouve música clássica ou sons da Natureza;
> Adota hobbies descontraídos, nomeadamente Jardinagem, Pintura ou Cozinha;
> Incorpora o exercício físico regular para auxiliar a libertação de endorfinas.
Tens medo do que o futuro te reserva? Queres aprofundar relações? És, extremamente, autocrítico/a? Não consegues gerir a ansiedade?
Em parceria com a Fundação 29K, a app 29K FJN — totalmente gratuita — da Fundação José Neves promete potenciar a consolidação da Saúde Mental.
Composta por programas baseados em técnicas, validadas por investigadores da Universidade de Harvard, da Universidade de Londres, do Instituto Karolinska, e da Escola de Medicina da Universidade do Minho, incluindo a Terapia Cognitivo-Comportamental (CBT), a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) e a Ciência Contextual Comportamental (CBS), a plataforma disponibiliza, ainda, cursos, desafios e meditações, bem como um espaço de partilha com outros users.
Começa de dentro para fora!